Semana Santa trará calor de verão, mas Páscoa pode ser à chuva

Adam W / Flickr

Parque Eduardo VII, Lisboa

Após a chuva e o tempo ameno deste fim de semana, esperam-se dias de verão em muitas regiões do país.

A semana que antecede a Páscoa será representativa, em termos meteorológicos, do que os portugueses têm vindo a experienciar. As temperaturas podem oscilar entre valores típicos de verão e valores mais amenos, sendo que a chuva estará sempre à espreita. De facto, uma verdadeira montanha-russa.

A começar por este fim de semana, são de esperar dias mais frescos, com a previsão de chuva no Norte e Centro. No entanto, uma mudança significativa é expectável já nos primeiros dias da semana, com os termómetros a subirem e a poderem ultrapassar os 30ºC em algumas zonas do país. Para desilusão de alguns, estas condições não se vão manter nos dias altos das celebrações de Páscoa, esperando-se chuva e valores de temperatura mais amenos.

Portugal está a ser afetado indiretamente pela tempestade Mathis, atualmente nas ilhas britânicas. Esta chegou a atravessar Portugal na quinta-feira à noite, causando precipitação em alguns pontos das regiões Norte e Centro. É precisamente esta superfície frontal fria, ou os seus resquícios, que vão motivar os aguaceiros que se devem fazer sentir este fim de semana até ao início de domingo e acima do Tejo. A sul, o céu nublado deverá imperar.

De acordo com o Observador, é ainda de destacar a elevada amplitude térmica que vai proporcionar noites frias.

A mudança ocorre no início da semana, graças a uma região anticiclónica que se estende desde a Escandinávia até aos Açores, funcionando como um muro e bloqueando a passagem de sistemas frontais que tragam chuva ou frio. Como tal, esperam-se temperaturas na ordem dos 26ºC para Lisboa, 28ºC para Santarém, Évora e Beja. No Norte e Centro, as máximas deverão rondar os 24ºC.

Com o aproximar da Páscoa, novo volte-face, como consequência da formação de uma região depressionária entre o arquipélago da Madeira e o norte de África. As temperaturas deverão descer entre 3 a 4ºC, o que significa máximas de 24ºC nas cidades mais quentes e 19ºC nas mais frescas. A chuva, desta feita, fica-se pelo Sul.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.