Selecção: Inácio deve ser titular. Ronaldo também (mas ponderou retirada)

1

Rodrigo Antunes/EPA

Cristiano Ronaldo em treino da selecção

Diogo Costa foi baixa de última hora e Celton Biai foi chamado para o seu lugar, na véspera da estreia na qualificação para o Europeu 2024.

Portugal estreia-se mais logo, a partir das 19h45, na fase de qualificação para o Europeu 2024. O adversário é o Liechtenstein, em Alvalade.

A primeira lista de Roberto Martinez, que tinha 26 convocados, já teve duas alterações: Diogo Costa e Pepe estão lesionados e foram dispensados.

O guarda-redes Celton Biai, do Vitória de Guimarães, estreia-se na lista de convocados da selecção nacional – com apenas um jogo realizado na I Liga. Não foi chamado qualquer defesa para o lugar de Pepe.

Para o jogo de estreia, só 23 jogadores podiam ser chamados. Ficaram de fora o defesa-central Diogo Leite e o médio Matheus Nunes.

O jornal A Bola prevê um 11 inicial com uma novidade na defesa: Gonçalo Inácio será titular, ao lado de Danilo e Rúben Dias, com Rui Patrício atrás; Guerreiro e Cancelo como laterais; seguem-se Rúben Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.

Foi precisamente Cristiano que esteve a falar com os jornalistas, na véspera do jogo. Depois do Mundial 2022, pensou sair da selecção nacional? “Não vou mentir. Na nossa vida temos de meter tudo em cima da balança. Pensámos, reflectimos (família)… Chegámos à conclusão que não podemos atirar a toalha ao chão, mesmo quando passamos dificuldades”, respondeu.

Agora que está na selecção, sente-se “muito bem” e pronto para mais um jogo, como se fosse a estreia: “Se o seleccionador não achasse que estava bem, eu não vinha à selecção. Estou bem rodado, tenho bastantes minutos de jogo, tanto no meu clube como aqui, sinto-me preparado para qualquer desafio”.

O avançado prevê uma selecção mais ofensiva, sob o comando de Martinez: “Tenho a certeza de que Portugal vai ser uma equipa com mais ataque. O que mais notei é a dinâmica. É tudo sempre a andar, não há muitas paragens, jogadores estão sempre ligados, é o que mais gosto, pois na vida também sou sempre assim. A nova geração traz ideias novas, têm sempre alguma coisa para nos ensinar”.

Esta foi a primeira conferência de imprensa de Ronaldo na selecção enquanto jogador do Al Nassr. E deixou um aviso aos jornalistas: “O campeonato da Arábia Saudita é muito competitivo. Vocês deviam olhar de forma diferente para a Liga saudita, pois é um campeonato muito competitivo e equilibrado. Estou surpreendido com o nível, pela positiva. Não digo que seja a Premier League, estaria a mentir. Mas possivelmente, dentro de seis ou sete anos, será a quarta ou quinta liga mais competitiva de todas”.

Sendo titular ou suplente, se Cristiano Ronaldo entrar em campo, vai passar ser o futebolista mais internacional de sempre, em qualquer selecção: tem 196 jogos, tal como Bader Al-Mutawa, do Kuwait.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.