Seis mortos e mais de 200 feridos depois das eleições da Indonésia

Ali Weda / EPA

Pelo menos seis pessoas morreram e 200 ficaram feridas, em Jacarta, em protestos registados hoje e durante a noite contra os resultados das presidenciais que deram a vitória ao Presidente indonésio, Joko Widodo, foi anunciado.

“Já morreram seis pessoas e mais de 200 estão feridas até às 09h00 da manhã”, disse o governador de Jacarta, Anies Baswedan, citado pelo diário Jacarta Post. “Temos registo de seis mortos até ao momento. Dois no hospital Tarakan e outros nos hospitais de Pelni, Budi Kemulyaan, Cipto Mangunkusumo e RSAL Mintoharjo”, afirmou.

O governador, que apelou à calma, acrescentou que o hospital de Tarakan recebeu o maior número de feridos. “Por favor manifestem-se, mas de forma ordeira e pacífica. Já pedi aos agentes de segurança para que tenham controlo e evitem conflitos com os manifestantes”, referiu.

Durante a noite manifestantes atacaram um quartel da brigada móvel de polícia, e queimaram várias viaturas, o que levou à detenção de pelo menos 20 pessoas.

Os confrontos começaram depois de uma manifestação de apoiantes do ex-general Prabowo Subianto, derrotado nas eleições de 17 de abril. Subianto anunciou já que vai contestar os resultados junto do Tribunal Constitucional. Desde terça-feira que a polícia indonésia reforçou as medidas de segurança, num estado de alerta máximo que se vai prolongar até ao final da semana.

Na terça-feira, um dia antes do previsto, a Comissão Geral de Eleições anunciou que o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, foi reeleito para um segundo mandato, com 55,5% dos votos, contra 44,50% obtidos pelo rival Prabowo Subianto. O anúncio oficial dos resultados eleitorais era esperado apenas para quarta-feira, data-limite para a comissão eleitoral divulgar os resultados, tendo as autoridades já reforçado a segurança na capital por receio de protestos da oposição.

Desde as eleições, que ocorreram a 17 de abril e na qual mais de 190 milhões de indonésios votaram, o candidato da oposição Prabowo Subianto tem vindo a contestar a contagem parcial de votos, que deu um avanço ao Presidente cessante, e declarou mesmo que venceu a eleição. Joko Widodo também declarou, a 18 de abril, que tinha sido reeleito, depois de sondagens terem apontado para uma vitória com 54% dos votos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …