Seis feridos em acidentes rodoviários com motivação “islamita” em Berlim

Filip Singer / EPA

Um homem provocou, esta terça-feira à noite, vários acidentes com o seu automóvel na estrada que atravessa Berlim, na Alemanha, provocando seis feridos, três deles com gravidade.

Este ato voluntário de provocar os acidentes ocorreu “por motivação islamita, de acordo com o atual estado da investigação”, disse um porta-voz do Ministério Público local à agência France-Presse.

O autor do acidente é um iraquiano, de 30 anos, que gritou “Allah Akbar” (“Alá é grande” em árabe) ao sair do veículo e que ameaçou fazer-se explodir, indica a AFP.

Segundo o porta-voz do procurador de Berlim, Martin Stelner, citado pelo semanário Expresso, estas declarações podem sugerir “um ato de motivação religiosa”. Mas a polícia alemã também está a considerar a possibilidade de o suspeito ter distúrbios mentais.

No seu carro, a polícia encontrou uma “velha caixa de munição”, mas um exame feito por equipas da polícia especializada mostrou que não continha nada perigoso.

Os investigadores não encontraram, até ao momento, qualquer evidência nesta fase da investigação que mostre que o suspeito fizesse parte de qualquer organização terrorista.

Estes acidentes provocaram seis feridos, três dos quais com gravidade, segundo um primeiro balanço feito pelas autoridades alemãs. O motorista de uma scooter é um dos feridos graves e teve de ser reanimado pelos serviços de emergência no local, segundo os meios de comunicação alemães.

O incidente obrigou ao encerramento da estrada nos dois sentidos, o que provocou longas filas de trânsito, durante várias horas, naquela que é um dos principais acessos à capital.

As autoridades alemãs estão em alerta para a ameaça terrorista de cunho islamita que pesa sobre o país, especialmente desde um ataque com um camião, reivindicado pelo Estado Islâmico, que matou 12 pessoas, em dezembro de 2016, na capital.

Desde 2013, o número de islâmicos considerados perigosos na Alemanha quintuplicou, chegando atualmente a 680. O número de salafistas é estimado em cerca de 11 mil, o dobro de 2013.

A chanceler alemã, Angela Merkel, tem sido frequentemente acusada, especialmente pela extrema-direita, de ter contribuído para esses ataques ao abrir as fronteiras do seu país a centenas de milhares de refugiados e migrantes, em 2015.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …