Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

(dr) Annedirkse

A Via Láctea, vista do Paquistão

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes.

Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do Sol, liderado pela cientista Daniela Carollo, do Instituto Nacional Italiano de Astrofísica, revelou que as estrelas que formam o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares diferentes e não uma, como se pensava.

O novo componente do disco espesso, chamado “disco espesso fraco de metal” ou disco espesso pobre em metal, (MWTD), difere do disco espesso canónico (TD) na velocidade de rotação em torno do centro galáctico e na composição química.

As estrelas que formam o TD têm uma velocidade de rotação de aproximadamente 180 quilómetros por segundo, enquanto que as do MWTD giram mais lentamente, a 150 quilómetros por segundo.

Os cientistas descobriram ainda que as estrelas que pertencem ao MWTD são duas vezes mais pobres em metais do que as do DT e possuem maior energia, uma propriedade que lhes permite alcançar maiores alturas no plano galáctico.

“Durante quase 30 anos os astrónomos tentaram resolver esse quebra-cabeça”, disse Daniela Carollo, autora do artigo publicado no The Astrophysical Journal.

De acordo com o Europa Press, os dados fornecidos pela missão ESA Gaia (posições, distâncias e movimento das estrelas) e as informações químicas de uma amostra de 40.000 estrelas do Sloan Digital Sky Survey (SDSS) permitiram à equipa distinguir o MWTD, num diagrama que mostra os momentos angulares combinados com a química.

De acordo com a investigadora, os momentos angulares são quantidades preservadas durante a formação e evolução de um sistema física, como a nossa galáxia. Por isso, num diagrama preciso, “as estrelas trazidas para a galáxia pelo mesmo ‘pai’ – uma fusão anterior de uma galáxia satélite, por exemplo – terão momentos angulares semelhantes e tenderão a ser agrupadas no diagrama“.

O TD e o MWTD formam dois grupos distintos no diagrama. O MWTD possui estrelas mais pobres no ferro e é mais rico em elementos do grupo magnésio e titânio (elementos alfa), o que sugere uma formação antecedente do TD.

Estas diferenças entre o TD e o MWTD – ou seja, a cinemática e a química das suas estrelas – sugerem que os discos tiveram uma origem diferente durante o processo de formação de galáxias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …