“Fomos enganados, geologicamente enganados.” Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre.

Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões “hot spot” era magma puro do manto em fusão, a dezenas de quilómetros abaixo da superfície da Terra. “Mas não é bem o caso – fomos enganados, geologicamente enganados”, disse Teresa Ubide, investigadora da Universidade de Queensland, citada pelo EurekAlert.

Os “pontos quentes” são áreas de elevada atividade vulcânica que, ao contrário de outras áreas de vulcanismo, não estão necessariamente associadas a encontros com placas tectónicas.

Este trabalho permitiu descobrir que estes vulcões são complexos no seu interior e “filtram um derretimento à superfície muito diferente do que temos estado à espera”, explicou a especialista. “Isto deve-se ao intrincado sistema de canalização do vulcão que obriga muitos minerais no magma a cristalizarem-se.”

De acordo com o portal, os minerais são reciclados pelo magma ascendente, alterando a sua química para “aparecerem” imaculados. Este detalhe é muito importante para compreender o funcionamento dos vulcões das ilhas oceânicas.

“Descobrimos que os vulcões hot spot filtram os seus derretimentos para se tornarem altamente eruptíveis na base da crosta terrestre, situada vários quilómetros abaixo do vulcão”, esclareceu Ubide. “O controlo pode indicar a altura em que o magma atinge a base da crosta, onde o processo de filtragem atinge o ‘ponto de rutura’ que leva à erupção.”

A equipa analisou amostras de rochas da ilha de El Hierro, nas Ilhas Canárias, a sudoeste de Marrocos. Depois, combinou as informações com centenas de dados geoquímicos já publicados da mesma região. O último passo foi testar as descobertas com os dados dos vulcões hot spot das ilhas oceânicas de todo o mundo, incluindo o Havai.

“Os vulcões hot spot podem aparecer ‘em qualquer lugar’, ao contrário da maioria dos outros vulcões que ocorrem devido a placas tectónicas que chocam umas contra as outras (como os vulcões do Anel de Fogo no Japão ou na Nova Zelândia) ou placas tectónicas que se afastam umas das outras, criando, por exemplo, o Oceano Atlântico”, detalhou Ubide.

O novo artigo científico foi publicado a 14 de setembro na Geology.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …