Cientistas desvendam os segredos genéticos do cancro

Um projeto internacional de investigação juntou esforços para desvendar alguns dos segredos genéticos do cancro. As descobertas podem ser fundamentais para futuras terapias.

O Pan-Cancer Project é um programa de investigação que tem como objetivo entender melhor o cancro e perceber possíveis formas de o tratar. Esta quarta-feira foram publicados mais de duas dúzias de artigos científicos sobre o assunto em várias revistas científicas, naquele que é um esforço de mais de mil investigadores.

Embora não ofereça perspetivas práticas a curto prazo, entender melhor a teoria por detrás da doença é fundamental para futuros tratamentos. Adquiriu-se um mais alargado conhecimento das mutações genéticas e novas similaridades entre diferentes tipos de cancro, por exemplo.

Este tipo de informação, de acordo com o New Atlas, pode ser usado para diagnosticar que tipo de tumor um paciente tem e personalizar o plano de tratamento com base no genoma único do seu cancro.

“O conhecimento acumulado sobre a origem e evolução dos tumores pode permitir o desenvolvimento de novas ferramentas para detetar cancros mais cedo, bem como terapias mais direcionadas, a fim de tratar os pacientes com mais eficácia”, disse Lincoln Stein, que colabora no Pan-Cancer Project.

Os investigadores descobriram pelo menos uma mutação causal em quase todos os tipos de cancro, deixando apenas 5% dos tumores com origens inexplicáveis. Anteriormente a esta panóplia de estudos, quase um em cada três tumores eram de causas genéticas desconhecidas.

Através do estudo mais afincado do genoma do cancro, a vasta equipa de investigadores espera descobrir ainda mais mutações que levam ao crescimento do cancro.

“As descobertas que compartilhamos com o mundo hoje são o culminar de uma colaboração sem paralelos, de uma década, que explorou todo o genoma do cancro”, explicou Stein.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. esses cientistas aos magotes desvendam tudo e mais alguma coisa mas nunca desvendam o essencial a cura é que queremos e não o desvendamento das bugigangas.

  2. Uma vez mais, o provérbio popular ” Devagar, devagarinho se leva a água ao moinho” está a ser seguido pelos cientistas. Não sejam tão egoístas ao pensarem só no momento atual; compreendo perfeitamente o desejo dos atuais cancerosos mas, nunca se esqueçam nos vindouros. A investigação científica deseja dar respostas mas, nem sempre é fácil obter respostas imediatas e, por isso, ela segue o provérbio: Devagar, devagarinho se leva a água ao moinho

RESPONDER

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …