Cientistas desvendam os segredos genéticos do cancro

Um projeto internacional de investigação juntou esforços para desvendar alguns dos segredos genéticos do cancro. As descobertas podem ser fundamentais para futuras terapias.

O Pan-Cancer Project é um programa de investigação que tem como objetivo entender melhor o cancro e perceber possíveis formas de o tratar. Esta quarta-feira foram publicados mais de duas dúzias de artigos científicos sobre o assunto em várias revistas científicas, naquele que é um esforço de mais de mil investigadores.

Embora não ofereça perspetivas práticas a curto prazo, entender melhor a teoria por detrás da doença é fundamental para futuros tratamentos. Adquiriu-se um mais alargado conhecimento das mutações genéticas e novas similaridades entre diferentes tipos de cancro, por exemplo.

Este tipo de informação, de acordo com o New Atlas, pode ser usado para diagnosticar que tipo de tumor um paciente tem e personalizar o plano de tratamento com base no genoma único do seu cancro.

“O conhecimento acumulado sobre a origem e evolução dos tumores pode permitir o desenvolvimento de novas ferramentas para detetar cancros mais cedo, bem como terapias mais direcionadas, a fim de tratar os pacientes com mais eficácia”, disse Lincoln Stein, que colabora no Pan-Cancer Project.

Os investigadores descobriram pelo menos uma mutação causal em quase todos os tipos de cancro, deixando apenas 5% dos tumores com origens inexplicáveis. Anteriormente a esta panóplia de estudos, quase um em cada três tumores eram de causas genéticas desconhecidas.

Através do estudo mais afincado do genoma do cancro, a vasta equipa de investigadores espera descobrir ainda mais mutações que levam ao crescimento do cancro.

“As descobertas que compartilhamos com o mundo hoje são o culminar de uma colaboração sem paralelos, de uma década, que explorou todo o genoma do cancro”, explicou Stein.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. esses cientistas aos magotes desvendam tudo e mais alguma coisa mas nunca desvendam o essencial a cura é que queremos e não o desvendamento das bugigangas.

  2. Uma vez mais, o provérbio popular ” Devagar, devagarinho se leva a água ao moinho” está a ser seguido pelos cientistas. Não sejam tão egoístas ao pensarem só no momento atual; compreendo perfeitamente o desejo dos atuais cancerosos mas, nunca se esqueçam nos vindouros. A investigação científica deseja dar respostas mas, nem sempre é fácil obter respostas imediatas e, por isso, ela segue o provérbio: Devagar, devagarinho se leva a água ao moinho

RESPONDER

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …

Dez empresas e três pessoas acusadas no caso do vulcão na Nova Zelândia que fez 22 mortes

Dez empresas e três pessoas foram acusados de não cumprirem obrigações de segurança quando um vulcão na Nova Zelândia entrou em erupção em 2019, matando 22 pessoas, anunciou hoje a agência responsável pelas normas de …

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …

Messi marcou na goleada do Barça e homenageou Maradona

O Barcelona regressou neste domingo às vitórias na Liga espanhola de futebol e subiu ao sétimo lugar da prova, ao golear por 4-0 na recepção ao Osasuna, em jogo da 11.ª jornada, marcado por homenagens …