/

Astrónomos revelam segredos dos discos protoplanetários Peter Pan

Jonathan Holden / NASA

Impressão de artista de um disco de Peter Pan

Uma equipa de astrónomos da Universidade Queen Mary, em Londres, revelou como são formados os discos de Peter Pan. A descoberta pode ajudar a compreender a evolução dos discos e a formação de planetas.

Os discos protoplanetários são discos gigantes de gás e poeira que circulam em torno de estrelas jovens. Os discos recém-descobertos, conhecidos como discos Peter Pan, receberam este nome como se a sua contrapartida fictícia fosse “nunca crescer”, já que vivem entre 5 a 10 vezes mais do que outros discos protoplanetários conhecidos.

Apesar de os cientistas estarem conscientes da existência destes discos desde 2016, as perguntas sobre a sua formação e duração aumentaram nos últimos tempos, permanecendo sem resposta.

Num estudo publicado no dia 11 de junho na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, os cientistas usaram simulações em computador para observar uma série de possíveis configurações iniciais e de evolução dos discos para revelar a combinação de condições necessárias para formar os discos de Peter Pan.

A estas características chamaram de “Parâmetros da Terra do Nunca“.

Segundo o SciTechDaily, a investigação permitiu concluir que estes discos só se formam em ambientes solitários, longe de outras estrelas, e que precisam de ser muito maiores do que o normal na fase inicial.

“A maioria das estrelas forma-se em grandes aglomerados, com cerca de 100.000 estrelas. No entanto, os discos de Peter Pan não se formam nesse tipo de ambientes. Estes discos devem estar muito mais isolados dos seus vizinhos estelares. Também precisam de começar de forma massiva, para que tenham mais gás para perder e, assim, viver durante muito mais tempo”, explicou Gavin Coleman, primeiro autor do estudo.

Até agora, os astrónomos pensavam que estes discos tinham uma vida útil de poucos milhões de anos e se desvaneciam num prazo de 10 milhões de anos. “A descoberta da existência destes discos de longa duração foi realmente incrível. Descobrir como é que os discos de Peter Pan conseguem sobreviver durante mais tempo pode ser fundamental para nos ajudar a entender mais sobre a evolução dos discos e a formação de planetas”, esclareceu o cientista Thomas Haworth.

Devido ao ambiente específico necessário para a formação destes discos, os cientistas pensam que são muito raros. Até ao momento, só foram descobertos sete discos de Peter Pan, numa colaboração científica entre a NASA e o Zooniverse.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.