SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

Mário Cruz / Lusa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão europeu suspeito de auxílio à imigração ilegal, ao tentar introduzir na Irlanda nove cidadãos oriundos do Médio Oriente com documentos de viagem europeus falsificados.

Em comunicado, o SEF adianta que a detenção do facilitador (cuja nacionalidade não é indicada) ocorreu, na segunda-feira, à porta de um hotel em Lisboa. Na mesma altura, foram detidos nove cidadãos estrangeiros, no momento do embarque para a Irlanda, por crime de uso de documento falsificado.

“De acordo com a análise de risco, habitualmente efetuada pelas equipas especializadas do SEF e considerando a forma de atuar já conhecida das autoridades, toda a situação foi acompanhada de perto por elementos da Direção de Fronteiras de Lisboa, tendo resultado na deteção e identificação dos cidadãos estrangeiros junto da porta de embarque”, precisa o SEF.

Segundo o órgão de policia criminal, esta atividade ilícita pode estar relacionada com uma rede criminosa organizada de cariz internacional a atuar na Europa, tanto mais que o “modus operandi” se encontra referenciado e tem sido partilhado entre esta autoridade de fronteira e as suas congéneres europeias e a Interpol.

Os detidos serão interrogados por um juiz de instrução criminal esta quarta-feira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …