Secretário desvia 135 mil euros da junta para pagar dívidas de talhante

O secretário Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre, Sardoal, que tem pouco mais de duas centenas de habitantes, desviou 135 mil euros para saldar dívidas de um amigo, talhante de profissão.

Segundo avançou esta quinta-feira o Jornal de Notícias, ambos foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) de Leiria por crimes de peculato e falsificação de documentos.

Pedro Carreira, de 36 anos, eleito pelo PSD, é contabilista e tratava das contas da autarquia, que tem um orçamento anual 30 mil euros. Desde 2017, terá levantado e transferido dinheiro da conta da junta para contas pessoais. Nunca retirava grandes valores – o mais elevado foi quatro mil euros – e sempre sem justificação contabilística.

“Fazendo seu o dinheiro público, através de movimentos com cartão bancário, transferências ou por falsificação de cheques da junta, aplicava parte dos valores em benefício de outrem, pessoa das suas relações privilegiadas e coarguido, também detido”, explicou a PJ.

O desfalque foi detetado pelo executivo e a PJ fez uma busca na junta em outubro, na sequência da qual o secretário se demitiu. Alegou então que transferira dinheiro para uma aplicação bancária, pelo que as verbas estariam disponíveis.

“Os arguidos, em coautoria, fizeram crer aos atuais responsáveis políticos locais que os dinheiros da junta haviam sido utilizados em aplicações rentáveis, falsificando documentos bancários”, informou ainda a PJ.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.