Seattle vai multar quem desperdiçar comida

jbloom / Flickr

-

A cidade de Seattle, no noroeste dos Estados Unidos, criou uma lei para multar os moradores e estabelecimentos comerciais que desperdicem comida.

Segundo as novas regras, os proprietários de casas particulares serão multadas em 1 dólar (cerca de 0.8€) se as suas latas de lixo contiverem mais de 10% de restos de comida, enquanto que os estabelecimentos comerciais e prédios residenciais pagarão 40 dólares (39€).

A cidade já recicla 56% do seu lixo, mas quer aumentar a taxa para 60% até 2015.

Seattle, no Estado americano de Washington, é a segunda cidade americana, depois de São Francisco, a tornar obrigatória a compostagem como forma de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A compostagem é o processo de decomposição do lixo em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura.

Quase 40% da comida nos Estados Unidos é desperdiçada, segundo um relatório do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais.

A cidade vai começar a emitir avisos a partir de 1 de janeiro de 2015 e a multar clientes após 1 de julho, prevê a lei, que foi aprovada por unanimidade esta segunda-feira.

Segundo as novas determinações, conta a BBC, quando os lixeiros de Seattle encontrarem excesso de restos de comida num caixote de lixo, vão contabilizá-lo num sistema informático e a multa será acrescentada à conta de lixo, que todos têm de pagar.

Os prédios residenciais e estabelecimentos comerciais também serão obrigados a limitar a quantidade de comida desperdiçada, mas vão receber dois avisos antes de ser multados, segundo o The Seattle Times.

As autoridades locais não esperam que o programa vá aumentar a receita fiscal da cidade, afirmou ao jornal Tim Croll, diretor de resíduos sólidos da Seattle Public Utilities.

Croll acrescentou que a cidade recolheu menos de 2 mil dólares durante os nove anos de vigência de um programa semelhante, que proibia as pessoas de deitar ao lixo objectos recicláveis.

“O objectivo aqui não é aumentar a receita”, diz Croll, “o mais importante é lembrar as pessoas a separar o seu próprio lixo”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …