O actor e realizador norte-americano Sean Penn está na Ucrânia a gravar um documentário sobre a invasão russa, adiantou no Facebook o gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Sean Penn demonstra a coragem que falta a muitos outros, especialmente aos políticos ocidentais”, aponta a nota no Facebook, realçando que “o realizador veio especialmente a Kiev para registar todos os eventos que estão a acontecer, actualmente, na Ucrânia e contar ao mundo a verdade sobre a invasão russa“.
Nesta quinta-feira, o cineasta participou em conferências de imprensa, encontrou-se com a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, e conversou com jornalistas e militares sobre o conflito.
Nas redes sociais, foram também divulgados vídeos que mostram Sean Penn a conversar com o presidente da Ucrânia. Trata-se de um vídeo sem som, onde se nota que “quanto mais as pessoas souberem sobre a guerra na Ucrânia, mais chances há de parar a Rússia”.
O ator americano Sean Penn em Kiev
O presidente da Ucrânia postou um vídeo silencioso no Instagram de uma reunião com um ator americano: “Quanto mais as pessoas souberem sobre a guerra na Ucrânia, mais chances há de parar a Rússia”, diz o vídeo.pic.twitter.com/C0DeRLeBml
— Lilo (@LiloVLOG) February 24, 2022
Sean Penn “já esteve na Ucrânia em Novembro de 2021”, com vista à preparação do documentário da VICE Studios, acrescenta o gabinete de Volodymyr Zelensky. Na altura, visitou as linhas da frente das Forças Armadas ucranianas junto à região de Donetsk.
O vencedor do Óscar de melhor actor por duas vezes esteve envolvido em várias frentes humanitárias internacionais e anti-guerra ao longo dos anos, fundando a organização sem fins lucrativos CORE, após os sismos de 2010 no Haiti, narrados no documentário Citizen Penn.
ZAP // Lusa