Se esta partícula existir, teremos de rever tudo o que sabemos sobre o Universo

O Universo que nos rodeia é composto por 12 partículas elementares e quatro forças, segundo o Modelo Padrão. No entanto, uma equipa de cientistas parece ter encontrado uma peça que não encaixa neste puzzle.

O Universo que nos rodeia é composto por 12 partículas elementares, além de quatro forças que mantêm a matéria unida: gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca. Pelo menos, segundo o que sugere o Modelo Padrão. No entanto, uma equipa de cientistas parece ter encontrado uma peça que não encaixa neste puzzle.

Esta peça sem rumo é um neutrino inerte, uma partícula elementar cuja existência é assumida teoricamente, mas, até agora, não foi confirmada. Agora, um projeto internacional parece ter encontrado um elemento escondido. Os resultados foram recentemente publicados na Physical Review Letters.

Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional de Investigações Nucleares da Rússia (MePHi) e da Universidade do Havai, nos Estados Unidos, em colaboração com a NASA, trabalharam durante três anos no projeto Antarctic Impulse Transient Antenna (ANITA).

Anualmente, os cientistas lançaram balões aerostáticos no céu da Antártida de modo a recolher dados sobe o tal neutrino inerte de alta energia.

Esta peça, embora fora do puzzle, mas com que não aconteçam as maiores explosões do Universo, que ocorrem nos centros das galáxias. A baixa densidade destas partículas levou os cientistas a transformar o continente gelado num enorme detetor de partículas.

Os detetores, instalados nos balões, conseguiram capturar um sinal muito estranho que, aparentemente, veio de neutrinos. No entanto, com uma polarização incomum neste tipo de partícula.

“Alguns especialistas sugerem que as tais características incomuns possam ser explicadas pelo facto de serem geradas por neutrinos inertes, partículas absolutamente neutras que vão além do Modelo Padrão da Física”, explicou o astrofísico Peter Gorham, da Universidade do Havai.

“Para já, é muito difícil concluí-lo, isto porque temos apenas dois casos. Mas vamos continuar à procura de outros sinais”, afirma. Caso a existência seja comprovada, os neutrinos inertes podem ser incluídos no Modelo Padrão com um mínimo de mudanças”.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é tudo treta. Se existir uma cerveja que possa ser bebida em grandes quantidades sem deixar qualquer vestígio de ressaca no dia a seguir é que vamos ter de repensar o mundo!

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …