Se esta partícula existir, teremos de rever tudo o que sabemos sobre o Universo

O Universo que nos rodeia é composto por 12 partículas elementares e quatro forças, segundo o Modelo Padrão. No entanto, uma equipa de cientistas parece ter encontrado uma peça que não encaixa neste puzzle.

O Universo que nos rodeia é composto por 12 partículas elementares, além de quatro forças que mantêm a matéria unida: gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca. Pelo menos, segundo o que sugere o Modelo Padrão. No entanto, uma equipa de cientistas parece ter encontrado uma peça que não encaixa neste puzzle.

Esta peça sem rumo é um neutrino inerte, uma partícula elementar cuja existência é assumida teoricamente, mas, até agora, não foi confirmada. Agora, um projeto internacional parece ter encontrado um elemento escondido. Os resultados foram recentemente publicados na Physical Review Letters.

Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional de Investigações Nucleares da Rússia (MePHi) e da Universidade do Havai, nos Estados Unidos, em colaboração com a NASA, trabalharam durante três anos no projeto Antarctic Impulse Transient Antenna (ANITA).

Anualmente, os cientistas lançaram balões aerostáticos no céu da Antártida de modo a recolher dados sobe o tal neutrino inerte de alta energia.

Esta peça, embora fora do puzzle, mas com que não aconteçam as maiores explosões do Universo, que ocorrem nos centros das galáxias. A baixa densidade destas partículas levou os cientistas a transformar o continente gelado num enorme detetor de partículas.

Os detetores, instalados nos balões, conseguiram capturar um sinal muito estranho que, aparentemente, veio de neutrinos. No entanto, com uma polarização incomum neste tipo de partícula.

“Alguns especialistas sugerem que as tais características incomuns possam ser explicadas pelo facto de serem geradas por neutrinos inertes, partículas absolutamente neutras que vão além do Modelo Padrão da Física”, explicou o astrofísico Peter Gorham, da Universidade do Havai.

“Para já, é muito difícil concluí-lo, isto porque temos apenas dois casos. Mas vamos continuar à procura de outros sinais”, afirma. Caso a existência seja comprovada, os neutrinos inertes podem ser incluídos no Modelo Padrão com um mínimo de mudanças”.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é tudo treta. Se existir uma cerveja que possa ser bebida em grandes quantidades sem deixar qualquer vestígio de ressaca no dia a seguir é que vamos ter de repensar o mundo!

RESPONDER

Secretário de Estado dos EUA está em Lisboa para convencer Portugal a banir Huawei do 5G

Robert Strayer apelou à cautela na escolha dos fornecedores para as infraestruturas da rede 5G e admitiu que os Estados Unidos podem reavaliar a partilha de informação com os países aliados, nomeadamente na NATO, se …

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …