Se for ao Mundial, vacine-se!

Sanofi Pasteur / Flickr

-

A Organização Mundial de Saúde apelou hoje aos adeptos que viajem ao Brasil para o Mundial de Futebol que comprovem se têm as vacinas em dia para evitar contagiar e serem contagiados por doenças altamente infecciosas.

A mensagem da OMS surge a propósito da Semana Anual da Vacinação nas Américas, que começa hoje e dura até dia 30 e cuja mensagem faz uma alusão ao futebol: “Vacinação. A tua melhor jogada!“.

“Elegemos este tema como uma chamada à acção para destacar a importância de estar protegido contra as doenças evitáveis mediante vacinação, em particular o sarampo e a rubéola, durante a próxima edição do Mundial de Futebol”, explicou a assessora regional do programa de imunização da Organização Pan-americana de Saúde (OPS), Alba María Ropero, citada pela EFE.

O Mundial, que decorre em 12 cidades brasileiras entre 12 de Junho e 13 de Julho, é um “caldo de cultivo” propício para que surjam doenças que, de facto, já não são endémicas na região há anos.

A transmissão endémica do sarampo nas Américas foi interrompida em 2002 e a da rubéola em 2009.

“No entanto, o sarampo continua a circular a nível mundial e em países como o Brasil, o Canadá, o Equador e os Estados Unidos foram notificados casos de sarampo vinculados a importações”, recordou Ropero.

A partir da interrupção da circulação endémica do sarampo, em Novembro de 2002, o continente começou a contar casos importados de outros países e até 2012 notificou 2.771.

A maioria deles (1.369) ocorreu em 2011, quando se documentaram 171 surtos a partir de importações, que geraram uma transmissão sustentada em pelo menos três países (Canadá, Equador e Brasil).

“A Semana da Vacinação é uma oportunidade de preparação para enfrentar este desafio e proteger os progressos da região, incluindo os esforços para intensificar as actividades de vacinação orientadas para os viajantes e outros grupos de alto risco, como os trabalhadores da saúde, do turismo, jornalistas”, exemplificou Ropero.

A precaução justifica-se, já que dos 32 países cujas selecções participam no Mundial de 2014, 19 notificaram casos de sarampo em 2013.

Além disso, há precedentes que recordam a necessidade de vacinação.

Eventos desportivos como os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver em 2010 ou no Mundial de Futebol na África do Sul, no mesmo ano, ficaram associados a grandes números de casos de sarampo no Canadá, Argentina e Brasil”, afirmou a especialista.

A nível global, o tema da Semana Mundial da Vacinação é “Imunização para um Futuro Saudável. Saber, Verificar, Proteger” e a OMS pretende apelar às pessoas para que saibam mais sobre quais as vacinas necessárias, verifiquem se a imunização das suas famílias está actualizada e procurem os serviços de vacinação para proteger todos os familiares.

Na quarta-feira, a organização alertou que mais de 22 milhões de crianças no mundo, cerca de uma em cada cinco, estão por vacinar contra doenças básicas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

A vereadora considera, no entanto, que a experiência foi “positiva”, já que permitiu recolher dados de mobilidade, nomeadamente, da utilização destas soluções em pequenos trajetos, ao mesmo tempo que colocou a questão na agenda pública. Sophie …

EasyJet diz que será a primeira a alcançar a neutralidade carbónica na aviação

A companhia aérea britânica easyJet afirmou esta terça-feira que será a primeira no mundo a alcançar a neutralidade carbónica através das compensações. Num comunicado publicado no seu site oficial, a companhia low cost anuncia ainda um …

Número de pré-avisos de greve até outubro é o mais alto dos últimos quatro anos

O número de pré-avisos de greve até outubro foi o mais alto dos últimos quatro anos, totalizando 781, segundo dados da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Entre janeiro e outubro deste …

Na Índia, já há "bares de oxigénio" para quem quiser respirar ar puro

A Índia é um dos países mais contaminado do mundo. Desde o final de outubro, a poluição alcançou um nível crítico devido à queimada de restolhos nos campos. Agora, há uma solução arrojada para que os …