Schiaparelli despenhou-se em Marte porque o software de navegação a enganou

(dr) ESA

-

O módulo Schiaparelli despenhou-se em Marte no dia 19 de Outubro. Agora, o inquérito sobre a queda da sonda está concluído e revela que “as informações contraditórias no computador de bordo causaram o fim prematuro da sequência de descida”.

A parte inicial da missão foi um sucesso: o módulo separou-se da sonda científica Trace Gas Orbiter (TGO) e, quando entrou na atmosfera de Marte, o paraquedas abriu a uma altitude de 12 km e a uma velocidade de 1730 km/h.

No entanto, um erro desencadeou uma libertação prematura do paraquedas e da concha traseira, um breve disparo dos propulsores de travagem e, finalmente, a ativação dos sistemas terrestres como se o Schiaparelli já tivesse aterrado – quando, na realidade, o veículo ainda estava a uma altitude de aproximadamente 3,7 km.

Desta forma, a sonda Schiaparelli acabou por se dirigir ao planeta vermelho a cerca de 540 quilómetros por hora em vez de travar suavemente para a aterragem.

A investigação, conduzida por peritos e divulgada na quarta-feira à noite, confirma a primeira hipótese avançada pela agência em novembro. O relatório final refere que a queda da Schiaparelli se deveu um erro transmitido pelo software de navegação que fez com que surgissem estimativas de altitude erradas.

Isto significa que a fase terminal da descida foi ativada demasiado cedo e a Schiaparelli entrou em queda livre, ficando desfeita ao atingir o solo marciano após 33 segundos.

O diretor geral da ESA, Jan Wörner, salienta que o módulo “esteve muito perto de pousar com sucesso em Marte”, e que a esta falha não põe em causa o sucesso da missão.

“A cápsula entrou na atmosfera de Marte e todo o hardware e sensores produziram uma quantidade enorme de dados, e esse era o objetivo mais importante do teste”, destacou.

A sonda-mãe Trace Gas Orbiter (TGO) continua a orbitar Marte, onde tentará encontrar indícios de metano e outros gases que podem indicar a presença de vida, além de também funcionar como uma estação de retransmissão de dados para a sonda que será enviada dentro de três anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estimado(a)s,

    Ao contrário do que foi mencionado na matéria, o relatório final (divulgado em http://exploration.esa.int/science-e/www/object/doc.cfm?fobjectid=59175) constatou problemas na Unidade de Medida Inercial (IMU) e não no Software de Navegação e Controlo (GNC).

    Essas afirmações estão descritas nos ítens 6.2.1, do referido relatório, onde detalha o incorreto funcionamento da IMU, e no ítem 6.3.3, onde descreve, no parágrafo quarto, que a duração da saturação do IMU foi o fator chave para a falha, eximindo o software da culpa no acidente.

    O Software de Navegação foi projetado para gerir saturações de até 15 milisegundos e recebeu dados saturados, oriundos da Unidade de Medida Inercial, durante mais de 5 segundos – 30 vezes superior ao projetado – motivo pelo qual não conseguiu calcular corretamente a altura da sonda.

    A Unidade de Medida Inercial (IMU) é um “hardware” e foi construída pela empresa estadunidense Honeyewll, enquanto que o GNV é um “software” de navegação desenvolvido pela empresa espanhola GMV.
    Trata-se, portanto, de coisas distintas.

    Além do mais, ao contrário do que foi mencionado na matéria, a notícia referida no artigo (http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/ExoMars/Schiaparelli_landing_investigation_completed/(print)) cita no primeiro parágrafo que o erro foi no “Computador de Bordo” e não no “Software de Navegação”.

RESPONDER

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …