Schiaparelli despenhou-se em Marte porque o software de navegação a enganou

(dr) ESA

-

O módulo Schiaparelli despenhou-se em Marte no dia 19 de Outubro. Agora, o inquérito sobre a queda da sonda está concluído e revela que “as informações contraditórias no computador de bordo causaram o fim prematuro da sequência de descida”.

A parte inicial da missão foi um sucesso: o módulo separou-se da sonda científica Trace Gas Orbiter (TGO) e, quando entrou na atmosfera de Marte, o paraquedas abriu a uma altitude de 12 km e a uma velocidade de 1730 km/h.

No entanto, um erro desencadeou uma libertação prematura do paraquedas e da concha traseira, um breve disparo dos propulsores de travagem e, finalmente, a ativação dos sistemas terrestres como se o Schiaparelli já tivesse aterrado – quando, na realidade, o veículo ainda estava a uma altitude de aproximadamente 3,7 km.

Desta forma, a sonda Schiaparelli acabou por se dirigir ao planeta vermelho a cerca de 540 quilómetros por hora em vez de travar suavemente para a aterragem.

A investigação, conduzida por peritos e divulgada na quarta-feira à noite, confirma a primeira hipótese avançada pela agência em novembro. O relatório final refere que a queda da Schiaparelli se deveu um erro transmitido pelo software de navegação que fez com que surgissem estimativas de altitude erradas.

Isto significa que a fase terminal da descida foi ativada demasiado cedo e a Schiaparelli entrou em queda livre, ficando desfeita ao atingir o solo marciano após 33 segundos.

O diretor geral da ESA, Jan Wörner, salienta que o módulo “esteve muito perto de pousar com sucesso em Marte”, e que a esta falha não põe em causa o sucesso da missão.

“A cápsula entrou na atmosfera de Marte e todo o hardware e sensores produziram uma quantidade enorme de dados, e esse era o objetivo mais importante do teste”, destacou.

A sonda-mãe Trace Gas Orbiter (TGO) continua a orbitar Marte, onde tentará encontrar indícios de metano e outros gases que podem indicar a presença de vida, além de também funcionar como uma estação de retransmissão de dados para a sonda que será enviada dentro de três anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estimado(a)s,

    Ao contrário do que foi mencionado na matéria, o relatório final (divulgado em http://exploration.esa.int/science-e/www/object/doc.cfm?fobjectid=59175) constatou problemas na Unidade de Medida Inercial (IMU) e não no Software de Navegação e Controlo (GNC).

    Essas afirmações estão descritas nos ítens 6.2.1, do referido relatório, onde detalha o incorreto funcionamento da IMU, e no ítem 6.3.3, onde descreve, no parágrafo quarto, que a duração da saturação do IMU foi o fator chave para a falha, eximindo o software da culpa no acidente.

    O Software de Navegação foi projetado para gerir saturações de até 15 milisegundos e recebeu dados saturados, oriundos da Unidade de Medida Inercial, durante mais de 5 segundos – 30 vezes superior ao projetado – motivo pelo qual não conseguiu calcular corretamente a altura da sonda.

    A Unidade de Medida Inercial (IMU) é um “hardware” e foi construída pela empresa estadunidense Honeyewll, enquanto que o GNV é um “software” de navegação desenvolvido pela empresa espanhola GMV.
    Trata-se, portanto, de coisas distintas.

    Além do mais, ao contrário do que foi mencionado na matéria, a notícia referida no artigo (http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/ExoMars/Schiaparelli_landing_investigation_completed/(print)) cita no primeiro parágrafo que o erro foi no “Computador de Bordo” e não no “Software de Navegação”.

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …