Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem.

As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia na comunidade científica, com vários cientistas a dividirem-se no que toca à sua viabilidade como tratamento médico. Um estudo publicado no mês passado na revista PNAS mostra que estas transfusões podem ajudar a combater o envelhecimento.

As transfusões de sangue jovem já tinham sido associadas ao rejuvenescimento, sem, no entanto, grandes provas científicas — até agora. Foram agora encontradas duas proteínas no sangue jovem que ajudam a rejuvenescer estruturas importantes dos neurónios.

De acordo com o New Scientist, testes provaram que as transfusões resultaram num aumento cognitivo em animais velhos, nomeadamente em ratos. A equipa descobriu que o soro sanguíneo dos ratos jovens tinha um efeito profundo nos neurónios, levando a que as células criem mais sinapses. Em contrapartida, o soro sanguíneo dos ratos velhos não teve efeito nenhum quando administrado em ratos jovens.

O sangue dos ratos jovens era rico em duas proteínas: THBS4 e SPARCL1, que desempenham um importante papel no crescimento e organização de células. Ao aplicarem estas proteínas específicas em neurónios humanos verificaram o mesmo efeito que nos ratos.

Segundo Thomas Fath, da Universidade de Macquarie, a investigação permitiu revelar duas novas proteínas que não se sabia terem efeitos de aumento cognitivo. As possibilidades que derivam desta descoberta são várias, desde um envelhecimento saudável ao uso destas proteínas para tratar doenças neurodegenerativas.

Algumas clínicas privadas já ofereciam transfusões de sangue jovem. As transfusões são vendidas por mais de 6.700 euros cada injeção. “Não tenho condições para dizer que nos dará a imortalidade, mas estamos muito perto”, afirmou em 2017, Karmazin, o fundador da startup californiana Ambrosia. Agora, outras poderão seguir-se, mas desta vez já com uma maior base científica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …