Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem.

As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia na comunidade científica, com vários cientistas a dividirem-se no que toca à sua viabilidade como tratamento médico. Um estudo publicado no mês passado na revista PNAS mostra que estas transfusões podem ajudar a combater o envelhecimento.

As transfusões de sangue jovem já tinham sido associadas ao rejuvenescimento, sem, no entanto, grandes provas científicas — até agora. Foram agora encontradas duas proteínas no sangue jovem que ajudam a rejuvenescer estruturas importantes dos neurónios.

De acordo com o New Scientist, testes provaram que as transfusões resultaram num aumento cognitivo em animais velhos, nomeadamente em ratos. A equipa descobriu que o soro sanguíneo dos ratos jovens tinha um efeito profundo nos neurónios, levando a que as células criem mais sinapses. Em contrapartida, o soro sanguíneo dos ratos velhos não teve efeito nenhum quando administrado em ratos jovens.

O sangue dos ratos jovens era rico em duas proteínas: THBS4 e SPARCL1, que desempenham um importante papel no crescimento e organização de células. Ao aplicarem estas proteínas específicas em neurónios humanos verificaram o mesmo efeito que nos ratos.

Segundo Thomas Fath, da Universidade de Macquarie, a investigação permitiu revelar duas novas proteínas que não se sabia terem efeitos de aumento cognitivo. As possibilidades que derivam desta descoberta são várias, desde um envelhecimento saudável ao uso destas proteínas para tratar doenças neurodegenerativas.

Algumas clínicas privadas já ofereciam transfusões de sangue jovem. As transfusões são vendidas por mais de 6.700 euros cada injeção. “Não tenho condições para dizer que nos dará a imortalidade, mas estamos muito perto”, afirmou em 2017, Karmazin, o fundador da startup californiana Ambrosia. Agora, outras poderão seguir-se, mas desta vez já com uma maior base científica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA e China tentam retomar negociações para acabar com guerra comercial

Washington e Pequim estão a tentar ativamente retomar as negociações para pôr fim à guerra comercial. A afirmação é Larry Kudlow, o principal assessor económico do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. "Se as negociações …

Migrantes a bordo do Open Arms atiram-se ao mar

As mais recentes imagens divulgadas na tarde deste domingo pela Associated Press mostram que alguns dos migrantes a bordo do barco Open Arms que se encontra ao largo de Lampedusa se estão a atirar ao …

Crise energética acaba à meia-noite

Cerca de doze horas depois de o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) ter anunciado, uma semana após o arranque, o final da greve, o primeiro-ministro anunciou que o estado de crise energética …

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …