Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem.

As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia na comunidade científica, com vários cientistas a dividirem-se no que toca à sua viabilidade como tratamento médico. Um estudo publicado no mês passado na revista PNAS mostra que estas transfusões podem ajudar a combater o envelhecimento.

As transfusões de sangue jovem já tinham sido associadas ao rejuvenescimento, sem, no entanto, grandes provas científicas — até agora. Foram agora encontradas duas proteínas no sangue jovem que ajudam a rejuvenescer estruturas importantes dos neurónios.

De acordo com o New Scientist, testes provaram que as transfusões resultaram num aumento cognitivo em animais velhos, nomeadamente em ratos. A equipa descobriu que o soro sanguíneo dos ratos jovens tinha um efeito profundo nos neurónios, levando a que as células criem mais sinapses. Em contrapartida, o soro sanguíneo dos ratos velhos não teve efeito nenhum quando administrado em ratos jovens.

O sangue dos ratos jovens era rico em duas proteínas: THBS4 e SPARCL1, que desempenham um importante papel no crescimento e organização de células. Ao aplicarem estas proteínas específicas em neurónios humanos verificaram o mesmo efeito que nos ratos.

Segundo Thomas Fath, da Universidade de Macquarie, a investigação permitiu revelar duas novas proteínas que não se sabia terem efeitos de aumento cognitivo. As possibilidades que derivam desta descoberta são várias, desde um envelhecimento saudável ao uso destas proteínas para tratar doenças neurodegenerativas.

Algumas clínicas privadas já ofereciam transfusões de sangue jovem. As transfusões são vendidas por mais de 6.700 euros cada injeção. “Não tenho condições para dizer que nos dará a imortalidade, mas estamos muito perto”, afirmou em 2017, Karmazin, o fundador da startup californiana Ambrosia. Agora, outras poderão seguir-se, mas desta vez já com uma maior base científica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …