Imortalidade para ricos: injeção de sangue jovem para combater o envelhecimento

Persian King / Flickr

O inventor da polémica experiência equipara este tratamento a uma “cirurgia plástica do interior”.

Mais de 100 pessoas já se submeteram ao ambicioso ensaio clínico de Ambrosia, uma start-up californiana que oferece transfusões de sangue adolescente para pacientes com idades médias de 60 anos.

As transfusões são vendidas por 8 mil dólares cada injeção – mais de 6.700 euros – e, de acordo com a empresa norte americana, podem ajudar a combater o envelhecimento.

Para o estudo da empresa, fundada o ano passado pelo médico Jesse Karmazin, a cada paciente é injetado dois litros e meio de plasma procedente de bancos de sangue, que resulta de uma mistura de vários donativos de adolescentes.

Karmazin, o fundador, tem se mostrado satisfeito com os resultados, assinalando ao The Sunday Times que o tratamento é como “uma cirurgia plástica do interior” e afirmando que os pacientes ficam com melhor aspeto depois de “um único tratamento”.

“Não tenho condições para dizer que nos dará a imortalidade, mas estamos muito perto”, afirmou.

O tratamento já levantou, no entanto, muitas dúvidas na comunidade científica, que adverte que o procedimento não está comprovado e critica o estudo por obrigar os pacientes a pagar para participar.

Além disso, ainda que o estudo se apoie num outro de 2014, que sugere que o plasma de ratos jovens infetado com plasma de ratos velhos melhora a memória e a capacidade de aprender dos segundos, o neuro cientista Tony Wyss-Coray, sustenta que “não há provas clínicas” de que o tratamento traga benefícios.

“Basicamente estão a abusar da confiança das pessoas e das emoções que o tema suscita”, disse, no ano passado à Science.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esqueceram se de mencionar o mais importante. De onde vem esse sangue jovem? De adolescentes? Como os motivam para dar sangue, se é que um adolescente pode dar sangue, mesmo com a permissão dos pais. Dão uma sandes, um sumo e um chupa e cobram 8mil dólares. Verdadeiro negócio da china.

  2. É o que se chama vampirismo. Qualquer dia para não terem de pagar os $8.000 ainda vamos ver uma caterva de velhos atirados a uma adolescente qualquer, fresquinha-da-silva…

  3. Pois, além disso tudo, está provado que não é possível obtermos a imortalidade, como é possível haver pessoas a acreditarem em mentiras e deixaram se cair nesta burla, e o mais grave é que o governo (amaricano) nada faz.

  4. O governo americano nada faz porque provavelmente não são adolescentes americanos e se calhar sim africanos ou de outro país qualquer do sub mundo onde como alguém mencionou uma sandes vale Ouro. Se ah países que vendem os filhos quanto mais o sangue destes. É a sociedade pobre de Espírito em que vivemos em que vale tudo …

RESPONDER

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …