Imortalidade para ricos: injeção de sangue jovem para combater o envelhecimento

Persian King / Flickr

O inventor da polémica experiência equipara este tratamento a uma “cirurgia plástica do interior”.

Mais de 100 pessoas já se submeteram ao ambicioso ensaio clínico de Ambrosia, uma start-up californiana que oferece transfusões de sangue adolescente para pacientes com idades médias de 60 anos.

As transfusões são vendidas por 8 mil dólares cada injeção – mais de 6.700 euros – e, de acordo com a empresa norte americana, podem ajudar a combater o envelhecimento.

Para o estudo da empresa, fundada o ano passado pelo médico Jesse Karmazin, a cada paciente é injetado dois litros e meio de plasma procedente de bancos de sangue, que resulta de uma mistura de vários donativos de adolescentes.

Karmazin, o fundador, tem se mostrado satisfeito com os resultados, assinalando ao The Sunday Times que o tratamento é como “uma cirurgia plástica do interior” e afirmando que os pacientes ficam com melhor aspeto depois de “um único tratamento”.

“Não tenho condições para dizer que nos dará a imortalidade, mas estamos muito perto”, afirmou.

O tratamento já levantou, no entanto, muitas dúvidas na comunidade científica, que adverte que o procedimento não está comprovado e critica o estudo por obrigar os pacientes a pagar para participar.

Além disso, ainda que o estudo se apoie num outro de 2014, que sugere que o plasma de ratos jovens infetado com plasma de ratos velhos melhora a memória e a capacidade de aprender dos segundos, o neuro cientista Tony Wyss-Coray, sustenta que “não há provas clínicas” de que o tratamento traga benefícios.

“Basicamente estão a abusar da confiança das pessoas e das emoções que o tema suscita”, disse, no ano passado à Science.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esqueceram se de mencionar o mais importante. De onde vem esse sangue jovem? De adolescentes? Como os motivam para dar sangue, se é que um adolescente pode dar sangue, mesmo com a permissão dos pais. Dão uma sandes, um sumo e um chupa e cobram 8mil dólares. Verdadeiro negócio da china.

  2. É o que se chama vampirismo. Qualquer dia para não terem de pagar os $8.000 ainda vamos ver uma caterva de velhos atirados a uma adolescente qualquer, fresquinha-da-silva…

  3. Pois, além disso tudo, está provado que não é possível obtermos a imortalidade, como é possível haver pessoas a acreditarem em mentiras e deixaram se cair nesta burla, e o mais grave é que o governo (amaricano) nada faz.

  4. O governo americano nada faz porque provavelmente não são adolescentes americanos e se calhar sim africanos ou de outro país qualquer do sub mundo onde como alguém mencionou uma sandes vale Ouro. Se ah países que vendem os filhos quanto mais o sangue destes. É a sociedade pobre de Espírito em que vivemos em que vale tudo …

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …