Sánchez estuda geringonça e promete governo pró-Europa que respeite a Constituição

JuanJo Martin / EPA

PSOE ganha eleições gerais em Espanha

O líder do PSOE, Pedro Sánchez, disse que a vitória do partido socialista nas eleições legislativas espanholas mostra à Europa e ao mundo “que se pode ganhar ao autoritarismo”.

Discursando da sede do PSOE, em Madrid, Pedro Sánchez disse que os resultados mostraram que o partido “não é muleta” do Partido Popular.

Durante a sua intervenção, várias vezes interrompida por gritos de apoiantes, o candidato socialista e atual presidente do Governo espanhol, prometeu “respeitar a Constituição” e contribuir para a “convivência política“.

“Trata-se de ganhar as eleições e de governar Espanha. Vamos governar Espanha!”, afirmou perante milhares de apoiantes, acrescentando que o governo socialista será de “todos os espanhóis”.

Sánchez prometeu um Governo “pró-Europa, para fortalecer a Europa”, e construir “uma Espanha plural”, assumindo como prioridades o combate à injustiça social e à corrupção. “Não queremos o retrocesso, queremos um país que avance”, frisou.

Para o secretário-geral do PSOE, as eleições de hoje demonstraram que Espanha “tem uma democracia sólida” e que acedeu “em defesa do seu futuro e de mais direitos e liberdades”. O PSOE foi o partido mais votado nas eleições legislativas espanholas, embora sem obter a maior absoluta, ao eleger 122 deputados, quando estão apurados 99,5 por cento dos votos.

Uma solução para governar

Como partido mais votado, o PSOE vai tentar encontrar o apoio de outros para tentar alcançar uma maioria absoluta de 175 mais um num total de 350 deputados.

A tarefa não vai ser fácil, mesmo que à partida conte com o apoio do Podemos, o seu principal parceiro que o apoiou no parlamento desde junho de 2018, quando conseguiu afastar o Governo do PP.

Os nacionalistas do País Basco não conseguiram eleger qualquer deputado, impossibilitando uma possível união com o PSOE. De acordo com a TSF, pedir o apoio dos separatistas catalães seria fácil, mas também improvável — não fossem eles responsável pela queda do seu governo e pela marcação de eleições antecipadas.

Foi também descartada uma possível coligação com os Ciudadanos. Os dois líderes partidários, Rivera e Sánchez, já excluíram essa hipótese, preferindo associar-se a movimentos dentro do seu próprio bloco político, um de esquerda e o outro de direita.

Até ao momento, o Unidas Podemos surge como um dos principais candidatos a formar governo com o PSOE. O seu líder, Pablo Iglésias, já falou com Pedro Sánchez para discutirem essa possibilidade: “Expressei a nossa disponibilidade para trabalhar no sentido de formar uma coligação de governo”.

Apesar de uma possível coligação pós-eleitoral entre PSOE e Unidas Podemos, ainda seriam necessários mais 11 assentos parlamentares para atingir a maioria e formar governo. “Esperávamos melhor, mas é um resultado suficiente para alcançar o nosso objetivo” de impedir que a direita chegue ao governo e formar uma coligação de esquerda, destacou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. AI JESUSA, já estou a ficar com a doença a FEBRE AMARELAAIIIIIIIIIIIIIIII O QUE VIRA A SEGUIRRRRRRRR IIIIIIIIIIIIIIIIIII
    AGP

RESPONDER

Ao longo da última década, a "cratera feliz" de Marte mudou (e cresceu)

Marte parece ter motivos para sorrir. A "cratera feliz" (Happy Face), perto do pólo sul do Planeta Vermelho, ficou visivelmente maior na última década. A "cratera feliz" nasceu após um impacto de um meteorito na superfície …

Astrónomos detetam o quasar mais distante e antigo do Universo

Uma equipa de astrónomos conseguiu detetar o mais distante e antigo quasar do Universo. Chama-se J0313-1806 e localiza-se a mais de 13 mil milhões de anos-luz da Terra. Os quasares são objetos energéticos e muito brilhantes. …

Harry Potter. HBO Max trabalha em possível série de televisão

A saga Harry Potter pode estar a caminho da televisão. Segundo o The Hollywood Reporter (THR), o projeto ainda está em fase inicial, mas os diretores executivos da HBO Max já estão em reuniões com …

Intrigante sistema de seis exoplanetas com movimentos rítmicos desafia teorias de formação planetária

Com o auxílio de vários telescópios, incluindo o VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrónomos descobriram um sistema com seis exoplanetas, cinco dos quais estão presos numa dança rítmica rara …

Boavista 0-2 Sporting | Leões garantem dérbi confortável

O Sporting cumpriu a sua “obrigação” e foi vencer por 2-0 a casa do Boavista, numa 15ª jornada fundamental, uma vez que na próxima segunda-feira a formação de Alvalade recebe o Benfica, no grande dérbi …

Violino põe em risco compromisso da Alemanha de devolver objetos saqueados pelos nazis

Um violino com 300 anos está no centro de uma disputa que ameaça minar o compromisso da Alemanha em devolver objetos saqueados pelos nazis. Ninguém sabe por que Felix Hildesheimer, um negociante de instrumentos musicais judeu, …

Consumo de álcool aumentou durante a pandemia de covid-19

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos, sobretudo os que sofrem de ansiedade e depressão, também revelaram estar dentro desta tendência. “O aumento do consumo de álcool, especialmente …

Alphabet diz adeus ao Loon, projeto que queria espalhar Internet através de balões

O projeto da Alphabet que tinha como objetivo levar Internet às partes mais remotas do mundo "perdeu o fôlego" e os seus responsáveis decidiram pôr-lhe um ponto final. Num comunicado divulgado na última sexta-feira, Alastair Westgarth, …

Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades …

Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe. A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player …