Sampaio e Constâncio ignoraram alertas sobre a CGD em 2002. Auditoria “não era conveniente”

José Coelho / Lusa

O antigo presidente da República, Jorge Sampaio

O antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos, Almerindo Marques, alertou Vítor Constâncio (então governador do Banco de Portugal) do risco dos créditos do banco público, em 2002. Almerindo Marques confirma ter enviado três cartas, todas estas também endereçadas ao então Presidente da República.

Apesar dos avisos, que chegaram ao ao Ministério das Finanças (então liderado por Guilherme d’Oliveira Martins) e a Belém (ao então Presidente da República Jorge Sampaio), nenhum tomou qualquer medida, noticia o Jornal de Negócios esta sexta-feira.

De acordo com o diário de economia, as críticas em causa incidiam na forma como era atribuída a concessão de crédito, que não seria rigorosa no controlo de risco, bem como na existência de operações não ratificadas em conselho de administração.

Almerindo Marques, que acabou por sair do banco público em desacordo com o então presidente do banco António de Sousa, enviou três cartas: ao Ministério das Finanças, ao Banco de Portugal e ao então presidente da CGD. Enviou ainda cópias de todas ao então Presidente da República.

Confirmo que enviei três cartas – ao ministro das Finanças, ao presidente da CGD e ao governador do Banco de Portugal. Na primeira carta, a [Guilherme d’] Oliveira Martins, transmiti as razões para querer sair do banco, pois era responsável por um órgão que não funcionava bem e era uma desorganização completa. Foquei a política de gestão da Caixa em geral e da Caixa BI e alertei, em particular, para a política de crédito, nomeadamente para situações e financiamentos que estavam a ser concedidos irregularmente”, avançou ao Almerindo Marques ao Económico, sobre a carta datada de 22 de janeiro de 2002.

O antigo administrador da CGD explicou que lhe foi “recomendado pelo ministro das Finanças [Guilherme d’Oliveira Martins] que escrevesse a António de Sousa e a Vítor Constâncio a apresentar os motivos que considerava críticos na política de gestão e de crédito”. Constâncio terá então pedido a Almerindo Marques que fosse ao Banco de Portugal porque “tinha de tratar do assunto”, como conta o administrador.

“Vítor Constâncio disse não ter recursos para mandar fazer uma auditoria (…) que não era oportuno fazê-la ao maior banco do sistema, um banco público; e que não era conveniente uma auditoria com base numa denúncia de um membro do conselho de administração, pois não havia razões para justificar”, acrescentou em declarações ao JE.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Vítor Constâncio “o providencial”, provavelmente um dos maiores criminosos disto tudo, juntamente com outro boy que foi brindado com o topo da ONU que irá levar á banca rota como fez ao pobre Portugal que deixou de tanga.

  2. E para desviarem as atenções das graves responsabilidades que o PS tem nesta matéria, não atacam o então Governador do Banco de Portugal (Vítor Constâncio), mas sim o actual, que nada teve a ver com os financiamentos ruinosos da CGD. O PS primeiro escondeu (1º ministro, ministro das finanças, governador do banco de Portugal e presidente da república- todos do PS), depois encerrou a Comissão de Inquérito com a alegação que tudo foi obra da crise e agora vira-se para o actual governador do Banco de Portugal. Basta de atirar terra aos olhos dos portugueses… Estes bem sabem que alguns dos actuais ministros fizeram parte do vergonhoso governo do Sócrates e com este pactuaram nas suas aldrabices. Tenham vergonha e respeito pelos portugueses, quando assumem posições públicas contrárias à prática daquilo que fizeram e não acusem outros…

  3. pessoal eu estou é farto, é só ladrões não há uma instituição que não tenha ladrões, mas que é isto estou farto, para não falar do que se viu ontem na TVI, armazens com tudo para quem precisa e ainda não têm nada mais o dinheiro depositado, e justiça nem vêr, qualquer situação não clara os presidentes, gerentes gestores etc tinham que serem logo afastados dos cargos até se apurar a verdade, mas é isto todos os dias, não me apeteçe trabalhar para não pagar ismpostos para enriqueçer mais os ladrões.

  4. Ligados ao Sócrates…muitos por lá e cá continua…!
    Pois é mas continuam e minam…!
    Ligações perigosas e outras de calunias…!
    Dão entrevistas…fazem debates…dão opiniões..!
    Pedro Silva Pereira e …

  5. Este que está na fotografia já no tempo da outra senhora defendia bandidos em tribunal. Ainda teve o mérito de mandar correr com o vara quando ele estava na tal instituição da Prevenção Rodoviária e andava a roubar para o partido. De resto foi uma nulidade e quando estava de abalada ainda falou na inversão do ónus da prova, mas foi só para não estar calado. Pertence tudo a um agrupamento de malfeitores que já Eça de Queiroz e Guerra Junqueiro conheciam bem no século XIX. Os partidos. Não passa tudo de uma quadrilha de incompetentes e ladrões do Povo!

  6. Estavam à espera do quê? O Sampaio foi quem meteu o Sócrates à força no poder e conseguiu empenhar o pais durante as próximas décadas. Mas para a malta do PS, mais conhecidos como a “Família Corleone”, está tudo porreiro, para eles, para as mulheres, maridos, filhas, filhos, irmãos, amigos, etc.

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …