Sampaio e Constâncio ignoraram alertas sobre a CGD em 2002. Auditoria “não era conveniente”

José Coelho / Lusa

O antigo presidente da República, Jorge Sampaio

O antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos, Almerindo Marques, alertou Vítor Constâncio (então governador do Banco de Portugal) do risco dos créditos do banco público, em 2002. Almerindo Marques confirma ter enviado três cartas, todas estas também endereçadas ao então Presidente da República.

Apesar dos avisos, que chegaram ao ao Ministério das Finanças (então liderado por Guilherme d’Oliveira Martins) e a Belém (ao então Presidente da República Jorge Sampaio), nenhum tomou qualquer medida, noticia o Jornal de Negócios esta sexta-feira.

De acordo com o diário de economia, as críticas em causa incidiam na forma como era atribuída a concessão de crédito, que não seria rigorosa no controlo de risco, bem como na existência de operações não ratificadas em conselho de administração.

Almerindo Marques, que acabou por sair do banco público em desacordo com o então presidente do banco António de Sousa, enviou três cartas: ao Ministério das Finanças, ao Banco de Portugal e ao então presidente da CGD. Enviou ainda cópias de todas ao então Presidente da República.

Confirmo que enviei três cartas – ao ministro das Finanças, ao presidente da CGD e ao governador do Banco de Portugal. Na primeira carta, a [Guilherme d’] Oliveira Martins, transmiti as razões para querer sair do banco, pois era responsável por um órgão que não funcionava bem e era uma desorganização completa. Foquei a política de gestão da Caixa em geral e da Caixa BI e alertei, em particular, para a política de crédito, nomeadamente para situações e financiamentos que estavam a ser concedidos irregularmente”, avançou ao Almerindo Marques ao Económico, sobre a carta datada de 22 de janeiro de 2002.

O antigo administrador da CGD explicou que lhe foi “recomendado pelo ministro das Finanças [Guilherme d’Oliveira Martins] que escrevesse a António de Sousa e a Vítor Constâncio a apresentar os motivos que considerava críticos na política de gestão e de crédito”. Constâncio terá então pedido a Almerindo Marques que fosse ao Banco de Portugal porque “tinha de tratar do assunto”, como conta o administrador.

“Vítor Constâncio disse não ter recursos para mandar fazer uma auditoria (…) que não era oportuno fazê-la ao maior banco do sistema, um banco público; e que não era conveniente uma auditoria com base numa denúncia de um membro do conselho de administração, pois não havia razões para justificar”, acrescentou em declarações ao JE.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Vítor Constâncio “o providencial”, provavelmente um dos maiores criminosos disto tudo, juntamente com outro boy que foi brindado com o topo da ONU que irá levar á banca rota como fez ao pobre Portugal que deixou de tanga.

  2. E para desviarem as atenções das graves responsabilidades que o PS tem nesta matéria, não atacam o então Governador do Banco de Portugal (Vítor Constâncio), mas sim o actual, que nada teve a ver com os financiamentos ruinosos da CGD. O PS primeiro escondeu (1º ministro, ministro das finanças, governador do banco de Portugal e presidente da república- todos do PS), depois encerrou a Comissão de Inquérito com a alegação que tudo foi obra da crise e agora vira-se para o actual governador do Banco de Portugal. Basta de atirar terra aos olhos dos portugueses… Estes bem sabem que alguns dos actuais ministros fizeram parte do vergonhoso governo do Sócrates e com este pactuaram nas suas aldrabices. Tenham vergonha e respeito pelos portugueses, quando assumem posições públicas contrárias à prática daquilo que fizeram e não acusem outros…

  3. pessoal eu estou é farto, é só ladrões não há uma instituição que não tenha ladrões, mas que é isto estou farto, para não falar do que se viu ontem na TVI, armazens com tudo para quem precisa e ainda não têm nada mais o dinheiro depositado, e justiça nem vêr, qualquer situação não clara os presidentes, gerentes gestores etc tinham que serem logo afastados dos cargos até se apurar a verdade, mas é isto todos os dias, não me apeteçe trabalhar para não pagar ismpostos para enriqueçer mais os ladrões.

  4. Ligados ao Sócrates…muitos por lá e cá continua…!
    Pois é mas continuam e minam…!
    Ligações perigosas e outras de calunias…!
    Dão entrevistas…fazem debates…dão opiniões..!
    Pedro Silva Pereira e …

  5. Este que está na fotografia já no tempo da outra senhora defendia bandidos em tribunal. Ainda teve o mérito de mandar correr com o vara quando ele estava na tal instituição da Prevenção Rodoviária e andava a roubar para o partido. De resto foi uma nulidade e quando estava de abalada ainda falou na inversão do ónus da prova, mas foi só para não estar calado. Pertence tudo a um agrupamento de malfeitores que já Eça de Queiroz e Guerra Junqueiro conheciam bem no século XIX. Os partidos. Não passa tudo de uma quadrilha de incompetentes e ladrões do Povo!

  6. Estavam à espera do quê? O Sampaio foi quem meteu o Sócrates à força no poder e conseguiu empenhar o pais durante as próximas décadas. Mas para a malta do PS, mais conhecidos como a “Família Corleone”, está tudo porreiro, para eles, para as mulheres, maridos, filhas, filhos, irmãos, amigos, etc.

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …