Arqueólogos descobrem sala escondida há dois milénios na mansão de Nero

(h) Parco archeologico del Colosseo

Nova sala do Domus Aurea.

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma nova sala do Domus Aurea, o imenso complexo palaciano do imperador Nero, da Roma Antiga.

O quarto decorado com frescos de uma esfinge, centauros e outras figuras reais e mitológicas permaneceu oculto durante os últimos dois mil anos e está a ser chamado de “A Sala da Esfinge”.

Os especialistas tiveram acesso pela primeira vez a este salão, do qual só é possível apreciar a parte alta, uma vez que a parte inferior está enterrada por sedimentos acumulados, segundo informou esta quarta-feira o Parque Arqueológico do Coliseu, em Roma, ao qual pertence o Domus Aurea.

Trata-se de um salão com teto em formato de abóbada, bem conservado e ricamente decorado, com imagens em vermelho sobre fundo branco que contêm figuras mitológicas pintadas com intensas cores no seu interior.

Uma delas representa um guerreiro armado com uma espada, um escudo e uma aljava para transportar flechas, a lutar contra uma pantera. Também há representações de centauros e do fauno Pã, a divindade silvestre e dos pastores na mitologia grega.

Além disso, as paredes mostram criaturas aquáticas reais e mitológicas, uma paisagem com pássaros e desenhos de colunas todas decoradas. No entanto, a pintura mais representativa é a que precisamente deu nome ao quarto, uma esfinge que se ergue sobre o que parece ser um “bétilo” — um objeto sagrado de forma cónica.

(h) Parco archeologico del Colosseo

Criatura aquática da nova sala do Domus Aurea.

Estas figuras são típicas daquela época, com as quais os romanos decoravam as edificações e repetem-se noutros lugares do Domus, cuja construção foi ordenada por Nero, após o incêndio destruidor de 64 d.C sobre o Monte Ópio em Roma.

A diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, Alfonsina Russo, comemorou a descoberta, ao considerar que a mesma servirá para “narrar a atmosfera dos primeiros anos do principado de Nero”, um dos imperadores mais míticos da Roma Antiga, que reinou até sua morte no ano de 68 d.C.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …