Arqueólogos descobrem sala escondida há dois milénios na mansão de Nero

(h) Parco archeologico del Colosseo

Nova sala do Domus Aurea.

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma nova sala do Domus Aurea, o imenso complexo palaciano do imperador Nero, da Roma Antiga.

O quarto decorado com frescos de uma esfinge, centauros e outras figuras reais e mitológicas permaneceu oculto durante os últimos dois mil anos e está a ser chamado de “A Sala da Esfinge”.

Os especialistas tiveram acesso pela primeira vez a este salão, do qual só é possível apreciar a parte alta, uma vez que a parte inferior está enterrada por sedimentos acumulados, segundo informou esta quarta-feira o Parque Arqueológico do Coliseu, em Roma, ao qual pertence o Domus Aurea.

Trata-se de um salão com teto em formato de abóbada, bem conservado e ricamente decorado, com imagens em vermelho sobre fundo branco que contêm figuras mitológicas pintadas com intensas cores no seu interior.

Uma delas representa um guerreiro armado com uma espada, um escudo e uma aljava para transportar flechas, a lutar contra uma pantera. Também há representações de centauros e do fauno Pã, a divindade silvestre e dos pastores na mitologia grega.

Além disso, as paredes mostram criaturas aquáticas reais e mitológicas, uma paisagem com pássaros e desenhos de colunas todas decoradas. No entanto, a pintura mais representativa é a que precisamente deu nome ao quarto, uma esfinge que se ergue sobre o que parece ser um “bétilo” — um objeto sagrado de forma cónica.

(h) Parco archeologico del Colosseo

Criatura aquática da nova sala do Domus Aurea.

Estas figuras são típicas daquela época, com as quais os romanos decoravam as edificações e repetem-se noutros lugares do Domus, cuja construção foi ordenada por Nero, após o incêndio destruidor de 64 d.C sobre o Monte Ópio em Roma.

A diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, Alfonsina Russo, comemorou a descoberta, ao considerar que a mesma servirá para “narrar a atmosfera dos primeiros anos do principado de Nero”, um dos imperadores mais míticos da Roma Antiga, que reinou até sua morte no ano de 68 d.C.

EFE ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …

Avaria nos ventiladores em hospital na Roménia causa três mortes

Pelo menos três pacientes infetados com covid-19 morreram esta segunda-feira no hospital Victor Babes, em Bucareste, na sequência de uma falha no sistema de oxigénio na unidade móvel de cuidados intensivos em que se encontravam, …

Polícia mata a tiro um jovem negro durante julgamento do assassinato de Floyd. Multidão protesta

Um subúrbio de Minneapolis, EUA, onde decorre o julgamento do polícia acusado de matar o afro-americano George Floyd, foi colocado esta madrugada sob recolher obrigatório, após a morte de um jovem na noite de domingo. Um …

Marcelo promulga alterações do Governo a apoios sociais e realça "cabimento orçamental"

O Presidente da República promulgou hoje alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento …

Portugal e Espanha vão ter base aérea transfronteiriça para combate a incêndios

A primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai ficar em Verín, no lado espanhol, e permitir o combate aos incêndios florestais na fronteira, num investimento de nove milhões de euros, anunciou hoje a …