Arqueólogos descobrem sala escondida há dois milénios na mansão de Nero

(h) Parco archeologico del Colosseo

Nova sala do Domus Aurea.

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma nova sala do Domus Aurea, o imenso complexo palaciano do imperador Nero, da Roma Antiga.

O quarto decorado com frescos de uma esfinge, centauros e outras figuras reais e mitológicas permaneceu oculto durante os últimos dois mil anos e está a ser chamado de “A Sala da Esfinge”.

Os especialistas tiveram acesso pela primeira vez a este salão, do qual só é possível apreciar a parte alta, uma vez que a parte inferior está enterrada por sedimentos acumulados, segundo informou esta quarta-feira o Parque Arqueológico do Coliseu, em Roma, ao qual pertence o Domus Aurea.

Trata-se de um salão com teto em formato de abóbada, bem conservado e ricamente decorado, com imagens em vermelho sobre fundo branco que contêm figuras mitológicas pintadas com intensas cores no seu interior.

Uma delas representa um guerreiro armado com uma espada, um escudo e uma aljava para transportar flechas, a lutar contra uma pantera. Também há representações de centauros e do fauno Pã, a divindade silvestre e dos pastores na mitologia grega.

Além disso, as paredes mostram criaturas aquáticas reais e mitológicas, uma paisagem com pássaros e desenhos de colunas todas decoradas. No entanto, a pintura mais representativa é a que precisamente deu nome ao quarto, uma esfinge que se ergue sobre o que parece ser um “bétilo” — um objeto sagrado de forma cónica.

(h) Parco archeologico del Colosseo

Criatura aquática da nova sala do Domus Aurea.

Estas figuras são típicas daquela época, com as quais os romanos decoravam as edificações e repetem-se noutros lugares do Domus, cuja construção foi ordenada por Nero, após o incêndio destruidor de 64 d.C sobre o Monte Ópio em Roma.

A diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, Alfonsina Russo, comemorou a descoberta, ao considerar que a mesma servirá para “narrar a atmosfera dos primeiros anos do principado de Nero”, um dos imperadores mais míticos da Roma Antiga, que reinou até sua morte no ano de 68 d.C.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …