Saguis preferem aproximar-se quando os outros mostram ser atenciosos

Um novo estudo descobriu que, tal como os humanos, os saguis escutam outras interações e preferem abordar indivíduos que percecionam de forma positiva.

De acordo com a agência France-Presse, citada pelo site Science Alert, investigadores apresentaram a 21 saguis adultos gravações de áudio de uma fêmea responsável por várias crias cheias de fome. Nelas, podia ouvir-se a fêmea a oferecer-lhes comida ou a gritar-lhes de forma agressiva.

Para testar os macacos, a equipa utilizou vocalizações feitas por uma única fêmea.

De seguida, os cientistas apontaram câmaras com tecnologia infravermelha para os rostos dos animais para registar as suas temperaturas nasais e tentar encontrar evidências que indicassem que estes estavam alerta e envolvidos.

Os testes demonstraram que os saguis só respondiam às interações combinadas, indicando que conseguiam entender quando é que estavam a ocorrer conversas reais.

Depois de reproduzir as gravações, a equipa deixou os macacos entrarem numa sala cheia de brinquedos e um espelho. Como não conseguem reconhecer o seu próprio reflexo, os animais acreditaram que o macaco que viam era o protagonista das gravações.

Os investigadores descobriram, então, que, no geral, os saguis preferiam aproximar-se do espelho quando as gravações indicavam que o indivíduo era atencioso.

“Este estudo aumenta as evidências de que muitos animais não são apenas observadores passivos das interações de terceiros, como também as sabem interpretar”, afirmou Judith Burkart, professora de Antropologia da Universidade de Zurique, na Suíça, e autora sénior do artigo publicado, a 3 de fevereiro, na revista científica Science Advances.

De acordo com a agência noticiosa francesa, a equipa planeia usar esta abordagem de mapeamento de temperatura para futuras investigações como, por exemplo, para analisar a origem da moralidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.