Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha.

Nuno Santos (03), Coates (26 e 47), Jovane Cabral (32, de penálti), Pedro Marques (86 e 90) e Gonçalo Inácio (90+3) foram os autores dos golos dos ‘verde e brancos’, com Iaquinta a fazer o tento de ‘honra’ do Sacavenense, aos 53 minutos.

A resistência do Sacavenense durou apenas três minutos, com Nuno Santos a abrir o ativo na cara de Tiago Mota, após assistência de Jovane Cabral nas costas da defesa.

A ‘sociedade’ entre o cabo-verdiano e o português teve sequência aos 14 minutos, num lance semelhante, mas que o poste ‘travou’, enquanto Tiago Mota defendeu com o pé, aos 17, um remate de João Mário que sofreu um desvio, na sequência de uma confusão na área sacavenense.

O conjunto do Campeonato de Portugal tentava tímidas aproximações à baliza de Luís Maximiano através de pontapés de canto, mas sem qualquer perigo, enquanto, do lado contrário, o Sporting ampliou a vantagem por Coates, aos 26, que se elevou sem oposição na pequena área, beneficiando de um erro de Didi a permitir o cruzamento de Nuno Santos.

Após a meia hora de jogo, Sporar caiu na área e o árbitro Hélder Malheiro assinalou grande penalidade, que o cabo-verdiano Jovane Cabral não desperdiçou, batendo Tiago Mota com um remate rasteiro forte e colocado.

Até ao descanso, um remate de João Mário em zona frontal passou rente à trave, aos 42, seguido de um golo invalidado aos ‘leões’, apontado por Nuno Santos, por fora de jogo de Jovane Cabral no decorrer da jogada.

Mário Cruz / Lusa

O quarto golo dos ‘verde e brancos’ surgiu a abrir o segundo tempo, por intermédio de Coates, num lance tirado quase a ‘papel químico’ do primeiro do central uruguaio, que voltou a aparecer solto de marcação na pequena área, após uma assistência de Nuno Santos pelo flanco esquerdo.

Apesar do resultado pesado, o Sacavenense conseguiu chegar ao golo, aos 53, tendo Iaquinta aproveitado alguma apatia sportinguista para desviar um cruzamento de Carlos Bebé, num tento muito festejado pela estrutura do clube dos arredores de Lisboa e pelo autor do golo, visivelmente emocionado.

O Sporting desperdiçou várias ocasiões, como no cabeceamento à barra de Gonçalo Inácio (67) ou as defesas de Tiago Mota a remates de Nuno Santos (69) e Bruno Tabata (71), o que permitiu à formação ‘rubro negra’, mais motivada com o golo, chegar à área contrária em remates de Yuk Jinyoung (81) e de André Pires (82), que Luís Maximiano afastou.

Para os instantes finais, estavam reservados mais três golos do Sporting: um ‘bis’ de Pedro Marques, aos 86 e 90, primeiro de cabeça e depois apenas a encostar, estreando-se da melhor forma a marcar pelos seniores ‘leoninos’, e por Gonçalo Inácio, nas alturas, na sua estreia a titular.

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …