Pó do asteroide Ryugu é mais velho que o nosso sistema solar

NASA/JPL-Caltech

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos grãos de pó do asteroide Ryugu são mais velhos do que o nosso sistema solar.

No novo estudo publicado a 9 de agosto no The Astrophysical Journal Letters, a equipa de investigação descreve a análise do pó do asteroide o que encontrou.

A sonda espacial Hayabusa-2 começou a sua missão em 2014, quando foi lançada para o espaço a bordo de um foguetão H-IIA 202. Encontrou-se com o asteroide quase terrestre 162173 Ryugu, quatro anos mais tarde.

Depois de orbitado o asteroide durante dois anos, desceu à sua superfície e recolheu uma amostra da sua poeira superficial, regressando depois à Terra.

Ryugu encontra-se a 300 milhões de quilómetros da Terra e orbita o sol de 16 em 16 meses. Tem sido descrito como pouco mais do que um conjunto de pedra, provavelmente formado a partir dos destroços de vários outros asteroides.

Outras pesquisas mostraram que provavelmente se formou na parte exterior do sistema solar e tem vindo a rastejar para dentro desde então, enquanto estudos distintos também acreditam que a sua poeira é uma prova de que a água da Terra provém de um asteroide semelhante.

Desde que a amostra de poeira recolhida pela sonda regressou à Terra, partes dela foram passadas entre diferentes investigadores, ansiosos por a analisar.

Agora, os investigadores procuraram determinar a sua idade. A equipa observou que diferentes tipos de grãos em asteroides como o Ryugu eram originários de diferentes tipos de estrelas e processos estelares. A idade dos grãos pode ser identificada e datada pelas suas assinaturas isotópicas, segundo a Phys Org.

Ao estudar a amostra de pó de Ryugu, os investigadores compararam-na aos grãos de meteoritos carbonáceos que encontrados na Terra. Observam que apenas 5% desses meteoritos foram encontrados para abrigar grãos anteriores à criação do sistema solar — alguns dos quais há 7 mil milhões de anos.

Os investigadores descobriram que a amostra de pó continha grãos idênticos a todos os outros que vistos em meteoritos, mostrando que é anterior ao sistema solar.

Observaram ainda que um dos grãos — um silicato conhecido por ser muito facilmente destruído — deve ter sido protegido de alguma forma contra os danos causados pelo sol.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.