Ryanair vai passar a cobrar pela bagagem de mão

A companhia aérea irlandesa Ryanair anunciou que a partir de novembro vai cobrar até dez euros pela chamada bagagem de mão, nomeadamente por qualquer mala que pese até dez quilos, algo que até agora era gratuito.

A partir de 1 novembro, os passageiros não prioritários só poderão transportar gratuitamente na cabina do avião uma bolsa de viagem, enquanto os prioritários poderão levar duas bagagens sem nenhum custo adicional, incluindo uma mala.

As bagagens médias até 10 quilos vão passar a estar sujeitas ao pagamento de um extra que pode ir dos seis aos dez euros, de acordo com o Observador.

A empresa justifica a medida com o objetivo de reduzir atrasos nos voos.

Anteriormente, todos os clientes não prioritários podiam levar uma bagagem de mão e uma mala a bordo sem custo adicional. No entanto, as malas tinham que ser marcadas à porta do avião para depois serem transportadas no porão, uma logística que a empresa diz estar na origem de vários atrasos.

A nova política de gestão de bagagem da empresa irlandesa será aplicada a todas as viagens após a 1 de novembro, de acordo com a Ryanair, que sublinha que o serviço prioritário tem um limite de 95 passageiros por voo.

Segundo a empresa, a alteração vai afetar apenas 40% dos passageiros, já que a grande maioria compra já bilhetes prioritários não sujeitos a estas medidas, recorda. A Ryanair é a primeira companhia aérea a adotar esta medida.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …