Rússia vai instalar tecnologia de reconhecimento facial nas escolas

Mais de 43 mil escolas russas serão equipadas com câmaras de reconhecimento facial denominadas “Orwell”, com o objetivo de garantir a segurança das crianças e monitorizar os seus movimentos.

Segundo informou o Vedomosti na terça-feira, citado pelo Moscow Times, a plataforma “Orwell”, desenvolvida pela empresa estatal de tecnologia Rusnano, é um sistema de reconhecimento de imagem, que utiliza algoritmos de visão computacional. Esta será integrada à tecnologia de reconhecimento facial desenvolvida pela NTechLab.

De acordo com o Vedomosti, os contratos assinados entres as empresas e os departamentos regionais de educação totalizaram o valor de 25,4 milhões de dólares (cerca de 22,4 milhões de euros).

Yevgeny Lapshev, porta-voz da empresa Elvees Neotech, filial de Rusnano, indicou que estas plataformas garantirão a segurança das crianças e monitorizarão os seus movimentos. As bases de dados das escolas serão armazenadas localmente para evitar fugas de informação e pais e filhos não serão associados às mesmas sem o seu consentimento, indicou.

No futuro, a tecnologia de vigilância poderá ser usada para monitorizar o horário de trabalho dos professores e para o ensino à distância, explicou ao Vedomosti um porta-voz do NTechLab.

Até agora, a “Orwell” foi instalada em mais de 1.608 escolas, em 12 regiões russas. A Elvees Neotech, que desenvolveu a plataforma, forneceu mais de 28 mil câmaras a 140 dólares (aproximadamente 124 euros) por unidade para o projeto piloto. Cada escola necessita de cerca de 20 câmaras.

Este projeto faz parte de um programa do Presidente russo, Vladimir Putin, que prevê gastar 25 mil milhões de dólares (à volta de 22 mil milhões de euros) no desenvolvimento da economia digital da Rússia, para que esta represente 5,1% do PIB do país.

A NTechLab já havia implementado a tecnologia de reconhecimento facial em Moscovo para identificar suspeitos de crimes, uma rede de conta com 200 mil câmaras de vigilância.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.