Rússia não quer guerra na Europa. Mas… “É preciso derrotar a Rússia? Tirem as vossas conclusões”

29

Maxim Shipenkov / EPA

Sergey Lavrov

Ministro dos Negócios Estrangeiros não está preocupado sobre a venda dos combustíveis fósseis: “O Ocidente que pague mais a outros”.

A Rússia não quer iniciar uma guerra com vários países europeus, assegurou Sergey Lavrov.

“Se estão preocupados com a perspetiva de uma guerra na Europa, não queremos isso de todo”, assegurou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, nesta quarta-feira.

No entanto, Lavrov frisou a repetição de uma ideia proveniente de países ocidentais: é preciso derrotar a Rússia.

“Chamo a vossa atenção para o facto de o Ocidente estar constante e persistentemente a dizer que, nesta situação, é necessário derrotar a Rússia. Tirem as vossas próprias conclusões”, declarou.

Durante esta conferência de imprensa realizada em Omã, o responsável de Moscovo disse que não está preocupado com o facto de a Rússia ter deixado de exportar o seu gás e petróleo para muitos países.

Há outros interessados. E, além disso: “Deixemos o Ocidente pagar mais do que pagava habitualmente à Federação Russa, e deixemo-los explicar às suas populações porque é que se vão tornar mais pobres”.

No terreno e nos negócios

As forças russas continuam a centrar-se na zona Leste da Ucrânia, com bombardeamentos em Sloviansk em Lviv.

Fora do contexto militar, a Ucrânia conseguiu baixar em 25% a passagem de gás russo para a Europa, indica a agência Reuters.

O ponto de passagem em Sokhranivka foi encerrado. Este era um dos locais principais de distribuição de gás russo para a Europa – mas passou a estar integrado numa zona ocupada pelas forças russas, a região de Lugansk.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

29 Comments

  1. Ok putinista. Então defenda a sua casa, invadindo a do seu vizinho, matando e violando os elementos do agregado que lhe surjam pelo frente, Já agora saque tudo o que valha a pena.
    De seguida, vá para sedes sociais e diga que é o. Maior.

    • Não concordo com a guerra, mas os USA através da NATO andam a abusar da paciência dos russos desde a queda da URSS. Queremos um xerife(USA) a dar ordens ao mundo? Queremos pluralidade de ideias e destinos? Queremos que cada povo decida o seu destino? Respeitem a Russia, uma grande nação em vários aspetos, seja uma democracia ou não.

  2. “…deixemo-los explicar às suas populações porque é que se vão tornar mais pobres”. Pois, no Ocidente os sistemas democráticos explicam e prestam contas às suas populações em regimes democráticos, enquanto que na Rússia a sua população vai ter de aprender a conhecer a “realidade” e a conquistar a sua liberdade e democracia!

    • A liberdade e democracia dos russos não devia ser da nossa conta. Ainda menos podemos colocar-se numa posição de ensinar seja quem for como viver.

      • Pois não devia…mas passou a ser quando resolveram invadir um país soberano…
        E depois diz “Ainda menos podemos colocar-se numa posição de ensinar seja quem for como viver.”
        Acho que é isso mesmo que os ucranianos pensam dos russos.

      • Olhe que frases tão lindas e simultaneamente tão ilustrativas de uma cabela oca…

        O amigo refere: “A liberdade e democracia dos russos não devia ser da nossa conta”
        Pergunto-lhe: e a liberdade e democracia dos ucraniamos devia ser da conta dos russos?

        Depois despeja mais um “pensamento” que reza da seguinte forma: “Ainda menos podemos colocar-se numa posição de ensinar seja quem for como viver.”
        Então não é isso que os russos estão a tentar fazer aos ucranianos?!!

        Olhe, não sei quanto é que o Putin lhe paga, mas parece-me que a Rússia deve estar mesmo sem dinheiro nenhum, a avaliar pelo seu intelecto.

  3. A Rússia está a ficar sem dinheiro. E tanto assim é que já nem consegue repôr os meios que vão sendo destruídos. E são imensos. Em 2 ou 3 meses de guerra na Ucrânia, penso que já terão perdido mais equipamento do que em 10 anos de guerra no Afeganistão. E quanto a vidas de militares, também já deve ter andado mais longe.
    Nessa altura, acabou a URSS. Desta vez, vai acabar o regime de Putin. Foi o maior erro de Putin até ao momento. E vai custar-lhe o regime e, provavelmente, a vida.

    • A execução do orçamento o estado russo nos primeiros quatro meses deste ano resultou num saldo positivo (excedente) de 40 mil milhões de Euros.

      • Ainda bem que é geógrafo e não economista. Uma andorinha não faz a primavera. E não se esqueça que o PIB de Portugal e Espanha juntos é superior ao da Rússia.

      • Pois… ainda bem que é geógrafo e não economista.
        Para ter ideia das grandezas das economias, fique-se pelo seguinte: PIB DE PORTUGAL + PIB DE ESPANHA > PIB DA RÚSSIA. E esta, hem?!

  4. Na verdade, eu sou dos que pensam que esta guerra já foi longe demais. Inundar a Ucrânia com milhões de dólares e armas que, inevitávelmente, dão novo fôlego aos ucranianos, não será a melhor maneira de apaziguar os russos.
    Parece, no entanto, que a Rússia pensava possuir outras capacidades militares, que afinal parece não ter e, nesta situação de desespero, pode acontecer algo de muito imprevisível, que obrigue Putin a usar meios atómicos,
    De facto Putin estará por estes dias, entre a espada e a parede. Não está apenas em causa perder esta guerra, mas também perder o seu imenso poder e, quem sabe, a própria vida.
    Nesta situação, poder-se-á pensar que Putin se encontra à beira do desespero e um homem desesperado e com meis atómicos ao seu dispôr, pode despoletar uma hecatombe da qual nenhum de nós sairá vivo!
    Sempre pensei que a chave para resolver este conflito fosse a negociação, mas como disse, a guerra já foi longe demais.
    Como se irá resolver não sei. Sei apenas que os negociadores internacionais terão de usar de muito bom senso, paciência e sabedoria, para levar Putin para o lado da paz. E isso não irá acontecer, se a Rússia sentir que irá ser derrotada.
    Como diz a cantiga: cuidado, muito cuidado!

    • Concordo com o seu comentário. A guerra atual na Ucrânia é travada entre EUA (NATO) e Rússia, apenas os soldados são ucranianos e nem todos… A própria guerra já é comandada pelos EUA. Quem pode terminar com esta guerra são os EUA que controlam totalmente a Ucrânia, mais ninguém. A UE é um aborto político totalmente incapaz de mediar o conflito, pois depende sempre das ordens de Washington. A UE envia armas a mando do pentágono tal como fez o nosso Costinha ao enviar blindados e peças de artilharia entre outros. Ou me engano muito ou a UE (nós todos) vai pagar um alto preço no futuro.

      • JR: Está visto que foram os americanos que invadiram a Ucrânia, que arrasam, matam e violam tudo e todos sem olhar a quem transformando tudo em cinzas e a Rússia essa está lá por dever moral e humanitário perante tal crueldade talvez até hoje nunca vista em qualquer lugar, na defesa daquele povo que apenas pretendia viver em paz e segurança! Basta de vesguice política!

      • Esquece que a guerra começou em 2014. E até 24 de Fevereiro os ucranianos mataram muitos milhares de civis russo descendentes. E também destruiram as suas casas. Mas as ninguém deu por isso… Se não sabe informe-se. E esta guerra só perdura porque a UE e os EUA querem

      • Se não sabe pode e deve ver no youtube a reprtagem da jornalista francesa Anne-Laure Bonnel sobre o Donbass em 2016 (ainda no início da guerra contra os separatistas) e veja as atrocidades que os ucranianos fizeram contra a comunidade russofona.

      • Está completamente equivocado. Mas já agora diga-me o que é que os da Crimeia, Tchechénia, Afeganistão e Síria tinham feito às comunidades russófonas?

    • Esse Sr.Putin se estiver com as capacidades mentais normais ,deve pensar tambem tem familia ,amigos,e a partir momento ativa envio missel nuclear,tem varios ja preparados para cair cima,haja moderaçao.

    • Um comentário: em Abril deste ano a taxa de aprovação da política do Putin na Rússia estava em 82%. O míinimo nos últimos 5 anos estava em 60% e o máximo em 87%. Face a isso, deviamos deixar de pensar no “mal comportamento” de uma pessoa mas sim na vontade de uma parte muito grande da população do país.

      • Quanto é que lhe pagam para vir aqui dizer bem do Putin?!
        Já agora , se fizer uma barómetro idêntico na Coreia do Norte também terá índices de popularidade superiores a 90%

  5. No texto refere-se: “As forças russas continuam a centrar-se na zona Leste da Ucrânia, com bombardeamentos em Sloviansk em Lviv.”.
    Lviv é no Leste?

    • É por onde o Ocidente fornece o seu armamento pesado para à Ucrânia continuando “não participar” no conflito…

  6. Concordo perfeitamente. Está-se a arriscar demais. Em vez de se empenharem em armar a Ucrânia e dizer “a Ucrânia tem de vencer”, as potências ocidentais deviam era envolver-se num esforço sério de paz. Não há dúvida de que a Rússia é a potência imperialista agressora. Mas valerá a pena estar a esticar o fio? Se isto for tudo pelos ares, de que nos vale ter razão?

  7. É evidente que os russos não querem guerra na Europa, basta olhar para os mimos que impõem aos ucranianos para vermos que se trata de gente séria e honrada! Quanto a armas atómicas aqui comentadas por alguns comentadores devem matar apenas europeus, os russos essa espécie rara escapariam todos a começar pelo Putin!

  8. Parece que a memoria está curta em todo o mundo. Porque já esqueceram 1961, quando naquela época foram colocados misseis em Cuba pela URSS. Agora a história se repete e querem que a Russia fique calada aceitando colocarem misseis na fronteira. Coisas dos EUA, claro disfarçados de OTAN. Querem então que a Russia aceite inocentemente essa ação.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.