Rússia diz que consegue ir a Marte em apenas 45 dias (e depois voltar)

A Rússia anunciou que está a desenvolver um foguete nuclear capaz de chegar a Marte em apenas 45 dias. E depois voltar.

Embora a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) e outras agências espaciais estejam a criar sistemas capazes de levar uma tripulação até Marte, a utilização de foguetes convencionais não só faz com que a longa duração da viagem se torne, por si só, num problema logístico (comida para a tripulação) e de risco acrescido (exposição à radiação) como também faz com que essa viagem seja apenas de ida – a não ser que se arranjasse forma de gerar combustível em Marte, ou se gastassem muitos biliões de dólares extra para transportar para lá todo o combustível necessário para a viagem de regresso.

A Rosatom, órgão que regula o mercado energético russo (incluindo a energia nuclear), alega ter uma solução bastante mais económica e eficiente, que resolve ambos os problemas: um foguete com motor nuclear que poderá chegar a Marte em apenas 45 dias, e que ainda terá combustível suficiente para regressar à Terra, algo que a NASA ainda não é capaz de realizar.

Embora possa parecer bom demais para ser verdade, ninguém pode ignorar que a Rússia desenvolveu este tipo de tecnologia durante várias décadas (a Guerra Fria facilitava esse tipo de “investimentos”) e que já na altura estes motores atómicos eram muito mais eficientes que os motores químicos. Com a tecnologia atual, essa eficiência seria ainda maior, fazendo com que estas promessas não sejam assim tão descabidas.

Infelizmente, a situação económica da Rússia não é a melhor, e embora o valor pedido para o desenvolvimento deste motor seja uma fração daquele que a NASA tem destinado para a criação do seu novo mega-foguetão para chegar a Marte, existem sérias dúvidas sobre se este projecto conseguirá chegar ao fim e ter um produto para apresentar.

O objetivo inicial seria ter um protótipo pronto em 2025.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …