Rússia cria ‘muro da vergonha’ para professoras ousadas

A Rússia vai aprovar um ‘muro da vergonha’ para as professoras que se vistam de forma mais ousada e que se recusem a cumprir com o novo código de vestuário, de acordo com o jornal oficial Rossiyskaya Gazeta.

O código de vestuário está a ser elaborado pela câmara baixa do Parlamento russo, juntamente com um novo uniforme escolar para os alunos, e apesar de não obrigar os professores a usar uniforme, inclui um conjunto de recomendações sobre a roupa apropriada.

As professoras serão, assim, impedidas de usar mini-saias, decotes arrojados ou demasiada maquilhagem, e os vestidos demasiado coloridos e acessórios de larga dimensão também estão proibidos, afirma a agência estatal russa, citando o jornal oficial do regime.

Apesar de os professores não poderem ser despedidos se se recusarem a obedecer às novas regras, os legisladores russos sugerem a colocação de fotografias num ‘muro da vergonha’, acrescenta o relatório.

Os uniformes escolares foram reintroduzidos na Rússia em Setembro deste ano e, ao contrário do que se sucedia na União Soviética, não existe um uniforme único – cada escola tem o direito de decidir sobre o seu uniforme.

De acordo com uma das autoras do código de vestuário, a deputada Yelena Senatorova, que representa o partido do poder no comité parlamentar que analisa os assuntos familiares, “os professores permitem-se vestir com indisfarçável sexualidade e têm biscates em clubes de ‘striptease‘ ou anunciam serviços de carácter sexual na internet”, disse ao diário Izvestia.

De acordo com o levantamento feito pela agência de notícias russa, citando o Komsomolskaya Pravda, uma estagiária na escola pública da cidade de Yaroslavl trabalhava num clube de ‘striptease’, e uma professora de química na cidade de Togliatti foi multada por gerir um bordel no seu apartamento, cujas trabalhadores incluíam uma aluna de 17 anos, tendo ambas argumentado com os baixos salários dos professores.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa, admitindo "apertar mais um bocadinho" as medidas. O primeiro-ministro …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …