Rússia acusa EUA de não forneceram aos sírios “nem uma migalha de pão”

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeamento em Aleppo, Síria

Bombardeamento em Aleppo, Síria

O porta-voz do Ministério da Defesa russo acusou hoje os EUA de não fornecerem aos sírios “nem uma migalha de pão”, enquanto as tropas russas já transportaram para aquele país árabe mais de 100 toneladas de ajuda humanitária.

“Durante toda a operação de luta contra o terrorismo na Síria demos especial atenção à reconciliação entre os lados e à concessão de ajuda humanitária aos sírios”, afirmou Ígor Konashenkov.

“Já o Departamento de Estado dos EUA – acrescentou – não entregou aos sírios que tanto o parecem preocupar nem uma única migalha de pão”.

O general russo salientou que, nos últimos meses, as tropas russas forneceram aos civis sírios mais de 100 toneladas de alimentos, medicamentos e artigos de primeira necessidade.

“E receberam isto todos os habitantes de Alepo, sem diferenças entre a parte oriental ou ocidental”, precisou.

Konashenkov reagia assim às críticas do Departamento de Estado norte-americano, que pôs em causa a utilidade das tréguas para fins humanitários declaradas pela Rússia, a última das quais ocorreu no sábado e na sequência da qual Moscovo acusou os ‘jihadistas’ de ferirem dois militares russos e dois sírios ao atacarem com armamento pesado os corredores humanitários criados pelo exército russo.

Na semana passada o presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou a petição do exército para retomar os bombardeamentos contra as posições ‘jihadistas’, mas advertiu que, “em caso de extrema necessidade”, a Rússia “reserva-se o direito de utilizar toda a força e todos os recursos ao seu alcance para ajudar o exército sírio”.

A aviação russa e síria suspenderam os bombardeamentos contra Alepo a 18 de outubro, dois dias antes do início de uma primeira pausa humanitária de três dias.

Terminada essa pausa, a 22 de outubro, o exército retomou os combates, mas aviação russa não chegou a reiniciar os voos e manteve-se a uma distância de dez quilómetros da cidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …