Rui Vitória e Vítor Pereira afastam Jesus do Flamengo

Duas demissões em menos de uma semana podem ter facilitado o processo do clube brasileiro.

O Flamengo procura o seu novo treinador, depois do afastamento de Renato Gaúcho no final de Novembro. E o sucessor de Renato deverá ser mesmo português porque a lista de prioridades da direcção brasileira está repleta de opções lusas.

Jorge Jesus seria uma “opção natural”, segundo o vice-presidente Marcos Braz, que está em Lisboa com o director Bruno Spindel, para tentar contratar um técnico. O líder do Benfica tem no entanto outros compromissos, para já: “O Jorge tem jogos importantes aqui, está focado e com a cabeça aqui no Benfica, tem contrato até 30 de maio de 2022″.

No entanto, o facto de ter contrato com o clube da Luz não seria um obstáculo: “Isso também não é um problema, não é? Porque quando o presidente do Benfica foi ao Brasil atrás do Jorge Jesus, ele também tinha contrato connosco. Por isso, não estaria a cometer nenhuma indecência se eu viesse procurar o Jorge Jesus, porque, quando o Jorge Jesus estava no Flamengo, ele também estava sob contrato”, continuou Marcos Braz.

Jesus era a prioridade mas, além de dificilmente deixar Lisboa agora, duas novidades podem ter alterado as ideias da direcção do Flamengo: em menos de uma semana, Rui Vitória e Vítor Pereira foram demitidos.

Na semana passada, na quarta-feira, o Spartak Moscovo anunciou que decidiu seguir “caminhos diferentes” e afastou o antigo treinador do Benfica, Rui Vitória, que deixou o Spartak no nono lugar do campeonato russo, bem mais perto da zona de descida de divisão (quatro pontos) do que da liderança (15 pontos).

Nesta segunda-feira o Fenerbahçe informou que Vítor Pereira já não é o seu treinador. O ex-treinador do FC Porto, que tal como Rui Vitória tinha assinado contrato no Verão deste ano, comandou os turcos até ao quinto lugar no campeonato nacional, já a 14 pontos do líder Trabzonspor.

E, assim, caso o escolhido pelos responsáveis do Flamento seja, ou Rui Vitória, ou Vítor Pereira, os brasileiros não terão de pagar uma cláusula de rescisão – o que pode aproximar estes nomes do Rio de Janeiro, afastando ao mesmo tempo Jorge Jesus.

Carlos Carvalhal e Paulo Sousa também estão na lista mas o primeiro tem contrato com o Sporting de Braga e Paulo Sousa lidera a selecção da Polónia (que terá o play-off do Mundial em Março). Mesmo assim, Paulo Sousa até foi o primeiro treinador a falar com a direcção do Flamengo. E o antigo médio deseja mudar-se para o Brasil.

Paulo Fonseca, outro português entre as opções, está livre. Mas não deverá optar por um clube brasileiro.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.