Rui Moreira a liderar lista do PSD às europeias é uma “boa solução”

CM Porto

O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O vice-presidente do partido garante que “não houve nenhuma conversa” com o presidente da Câmara do Porto sobre a possibilidade de vir a liderar a lista do PSD ao Parlamento Europeu.

Rui Moreira tem sido apontado no PSD como uma possibilidade para liderar a lista do partido ao Parlamento Europeu, em 2024, segundo avança o Público.

A direção nacional do partido não tem as europeias na agenda, mas Luís Marques Mendes antecipou o assunto na Universidade de Verão do PSD, onde afirmou “Rui Moreira é um quadro que o PSD devia aproveitar no futuro“.

No partido há quem partilhe esta opinião e até considere que seria uma “boa solução” para o PSD se o presidente da Câmara do Porto liderasse a lista às europeias.

Paulo Cunha, vice-presidente do PSD, admite ter ouvido falar nesta possibilidade, no entanto, nota que “hoje [isso] não passa de um cenário“.

“Não há nenhum passo dado [pela direção nacional], nenhum ato concreto de que isso vai acontecer”, realça, defendendo que Rui Moreira tem “muitos projetos pela frente. O Bolhão não é o último projeto do seu mandato”.

Paulo Cunha, também líder da distrital de Braga do PSD, admitiu que o presidente da Câmara do Porto “seria uma boa solução“, mas sublinha não ver nele essa ambição.

“Rui Moreira deve ser deixado tranquilamente no exercício do seu mandato. Só o vejo motivado para cumprir o mandato que os portuenses lhe deram”, atira.

Paulo Cunha acrescenta que o “PSD ainda não decidiu quem é o cabeça de lista às europeias e nem o vai fazer nos próximos seis meses. A agenda política tem outros temas sobre a atualidade e introduzir agora o tema das eleições só ia criar ruído”.

De acordo com o que fontes sociais-democratas contaram ao Público, Luís Montenegro tem uma “boa relação” com o presidente da Câmara do Porto — ao contrário do que acontecia com o ex-líder Rui Rio.

As fontes evidenciam ainda a “notória aproximação” do PSD a Rui Moreira, que se tornou mais visível a partir de outubro de 2021, quando Rui Moreira e o PSD chegaram a acordo para garantir a governação da cidade, uma vez que o autarca independente tinha vencido as eleições locais sem maioria absoluta.

Outro sinal dessa “boa relação” entre o movimento independente e o PSD verificou-se em junho deste ano, quando Rui Moreira convidou o vereador do PSD, Alberto Machado, para a direção da STCP Serviços.

Marques Mendes referiu-se a Rui Moreira como “um quadro que o PSD devia aproveitar no futuro”, e antecipou ainda que o autarca independente poderia abandonar o mandato na Câmara do Porto antes do tempo.

Entrevistado pelo Público, Marques Mendes esclarece que, quando falou do tema “não estava a fazer ligação com as europeias, estava a analisar as várias eleições que tínhamos em Portugal e, portanto, comecei pelas europeias, depois autárquicas, legislativas e presidenciais. E foi no quadro das autárquicas que falei do caso de Lisboa e do Porto”.

O comentador admite que a saída de Rui Moreira da Câmara do Porto, em 2025, representa “uma grande chance para o PS e para o PSD, porque é uma espécie de regresso às origens”. “Não me surpreenderia se ele saísse mais cedo, antes do final do mandato, e estou convencido de que ele pondera isso”, acrescenta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.