Rover Curiosity está de volta à acção depois de falha no sistema

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda norte-americana Curiosity

O Rover Curiosity já vive em Marte há alguns anos e já nos trouxe notícias inacreditavelmente boas. A existência de resíduos de água em Marte é garantidamente a melhor.

O Rover, que viu a sua missão estendida por mais dois anos, teve problemas no passado dia 2 de Julho com algumas falhas no sistema.

Não foi a primeira vez que o Curiosity teve problemas de sistema, mas desta feita o bug encontrava-se no processo de transformação das fotografias captadas em dados para enviar para a Terra.

Ao detectar o bug, por segurança, o Rover entrou em stand by até que alguém do lado de cá resolvesse a situação. Aparentemente, está agora tudo OK, e o nosso amigo já voltou a circular pelas terras vermelhas do planeta vizinho.

Neste momento o Rover encontra-se a explorar o “Mount Sharp” na cratera de Gale, que alegadamente já teve bastante água.

Embora se saiba neste momento que em Marte há pequenas linhas de água, os responsáveis da nissão acreditam que levar o Rover até elas pode não ser a melhor solução.

A razão é simples: o Rover pode ainda conter bactérias da Terra, o que poderia “falsificar” os resultados de pesquisa – ou contaminar a possível vida lá existente.

4gnews

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …