Roubar carros: a outra consequência da guerra

VKras / Wikimedia

Parque de estacionamento em Dnipro, Ucrânia

Durante oito anos consecutivos, o número de carros roubados na Ucrânia caiu. Até que a guerra começou e as estatísticas mudaram.

A guerra na Ucrânia mexeu com inúmeras vidas e também com inúmeras estatísticas no país.

Esta fica longe de ser a mais importante, mas o roubo de carros passou a ganhar outra dimensão, desde que a Rússia invadiu o país vizinho, em Fevereiro de 2022.

Durante oito anos consecutivos, o número de carros roubados na Ucrânia caiu, de forma consecutiva. Eram 12 mil processos penais em 2014 e passaram a ser 2.900 processos em 2021. Quatro vezes menos.

Tecnologias anti-roubo mais avançadas, outras punições para os criminosos, maior atenção neste problema: tudo ajudou.

Dos 2.900 processos criminais em 2021, passaram a ser 4.200 em 2022. Ou seja, o número aumentou quase 50% de um ano para o outro, mostra o portal de estatísticas do Governo ucraniano.

No mês passado, acrescenta o jornal Pravda, estavam registados quase 50 mil carros roubados ou não encontrados nos últimos 10 anos – desse número, 12 mil foram registados só no ano passado, o ano do início da guerra.

A guerra tem influência: as zonas com mais roubos de carros são as regiões ocupadas pela Rússia (ou que estavam na altura, ou que ainda estão).

O Centro de Combate à Desinformação chegou a relatar, em Março do ano passado, casos de roubo de carros em grupo, em concessionárias em cidades ucranianas temporariamente ocupadas pelos militares russos. Stands foram saqueados, destruídos.

Jornalistas bielorrussos contaram que viram carros sem matrículas a circular, em zonas ucranianas sob controlo russo.

Outra estatística mudou, no ano passado: como já deu para reparar em parágrafos anteriores, o número de veículos que ainda estão por encontrar foi quase o triplo do número de processos criminais. E, antes da guerra, acontecia o contrário. Ou seja, a eficácia da polícia era outra.

2023 é ano de mudança. Para o outro lado: a taxa de roubo pode ser a mais baixa de sempre. Houve “apenas” 559 processos na Ucrânia entre Janeiro e Abril deste ano – no ano passado foram 987.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.