Em Roma, já se reciclaram 350 mil garrafas em troca de bilhetes de metro

Na capital italiana, é possível trocar garrafas de plástico por bilhetes de metro. O sistema, foi lançado em julho e será estendido a toda a rede de metro.

Numa tentativa de se tornar mais ecológica, Roma está a oferecer bilhetes de metro aos viajantes que reciclem garrafas de plástico nas maquinas que, até agora, foram instaladas em três estações da capital italiana.

A iniciativa foi lançada em julho e, três meses depois, o balanço é bastante positivo: até à data, já se reciclaram 350 mil garrafas. Em breve, esta ação será estendida a toda a rede de metro e deverá prolongar-se até julho do próximo ano, segundo a empresa de transportes públicos da cidade, a ATAC.

As máquinas processam 20 mil garrafas por dia e, em média, os clientes carregam entre 15 a 20 garrafas de cada vez. Segundo um representante da ATAC, algumas pessoas já conseguiram mesmo recolher 3500 garrafas em menos de 20 dias, o que equivale a 175 bilhetes oferecidos.

Segundo o Público, a reciclagem é irregular em Roma. “Se se usar o dinheiro para envolver as pessoas [na reciclagem], mesmo aqueles que não têm senso cívico irão reciclar“, disse Claudio Perelli à Reuters.

Os interessados devem descarregar a aplicação que regista o número de ingressos ganhos, tendo em conta o número de garrafas inseridas nas respetivas máquinas. De acordo com o diário, um bilhete válido por 100 minutos de viagem corresponde a 30 garrafas, que devem ser colocadas mostrando a etiqueta do código de barras.

Os torniquetes do metro conseguem ler a aplicação nos telemóveis, pelo que os passageiros não precisam de comprar um bilhete em papel.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.