A AS Roma de José Mourinho está na final da Liga Europa de futebol, após um empate a zero em casa do Bayer Leverkusen. É a segunda final europeia dos italianos em dois anos, e os adeptos já pedem “uma estátua” para o treinador português.
O clube italiano estava há 31 anos sem chegar a uma final europeia – até que chegou Mourinho na época passada. Em dois anos, guiou a equipa às finais da Liga Conferência e da Liga Europa.
Na época passada, ergueu o troféu da Liga Conferência e, nesta época, vai disputar o “caneco” da Liga Europa com o Sevilha, em Budapeste (Hungria), no próximo dia 31 de Maio.
Antes da chegada do “Special One”, a Roma só tinha chegado a uma final de uma competição europeia por uma vez na sua história – foi em 1991, na então Taça UEFA, e perdeu.
O jogo com o Bayer Leverkusen, das meias-finais da Liga Europa, foi “mais uma noite europeia mágica para os adeptos da Roma”, nota o Corriere dello Sport.
“Um sonho que se tornou realidade e no qual está impresso, em letras garrafais, a marca do treinador português que se tornou um verdadeiro líder” para a equipa, acrescenta o jornal.
“Em 2027, quero uma estátua de José Mourinho em frente à entrada da Toyota Arena [o estádio da AS Roma], ou não entro”, diz um adepto da AS Roma citado pelo diário desportivo italiano.
Já outros adeptos pedem ao presidente do clube para que renove contrato com Mourinho antes da final contra o Sevilha. Até porque há concorrência forte à espreita.
“Ninguém sabe estacionar o autocarro como Mourinho”
Com Rui Patrício na baliza, a Roma segurou a vantagem de 1-0 que conseguiu na primeira-mão, empatando o jogo com o Bayer Leverkusen a zero golos.
E entre os que criticam o estilo de jogo defensivo de Mourinho, há quem aponte os resultados. “É verdade que Mourinho pôs o autocarro à porta, mas é igualmente verdade que ninguém sabe estacioná-lo como ele“, analisa um adepto igualmente citado pelo Corriere dello Sport.
Há ainda quem note que o treinador português consegue “compensar as muitas carências” da equipa “com sentido de pertença e liderança“, de acordo com transcrição do mesmo jornal.
Sexta final europeia de Mourinho (que ganhou as outras 5)
Mourinho vai enfrentar a sexta final europeia da sua carreira. Na época passada, quando levou a Roma à final da Liga Conferência, tornou-se no primeiro treinador a chegar a cinco finais europeias com quatro clubes diferentes.
Além das finais com os romanos, Mourinho disputou as finais da Liga dos Campeões com o FC Porto (2004) e o Inter de Milão (2010). Também foi à final da Taça UEFA com o FC Porto (2003) e disputou o “caneco” da Liga Europa de 2017 com o Manchester United.
Mourinho venceu as cinco finais em que esteve. Será que voltará a repetir o feito no embate da AS Roma contra o Sevilha na decisão da Liga Europa desta época? Logo veremos…
O Sevilha é recordista de títulos na Liga Europa, com seis troféus.
Susana Valente, ZAP // Lusa
“Noite mágica”? Que tédio de jogo. Somente na 2ª parte houve 14 minutos de jogo corrido, os outros 30 minutos foram os jogadores da Roma deitados no chão a simular lesões. Zero remates á baliza do adversário. Este é o futebol espetáculo que todos querem de volta?