Descobertas rochas de plástico “aterradoras” numa ilha vulcânica remota

Reuters / Captura de vídeo

A descoberta de rochas feitas com plástico derretido é um alerta sobre o impacto da atividade humana na Geologia da Terra.

Uma equipa de geólogos descobriu “rochas de plástico” numa ilha vulcânica remota perto da costa do Brasil. A revelação está a preocupar os cientistas, que indicam que este é mais um sinal de como a atividade humana está a trazer consequências “aterradoras” para a natureza e para a Geologia da Terra.

Estes “plastiglomerados” são uma mistura de grânulos sedimentares e outros destroços que foram fundidos com plástico derretido pelo calor emitido pela atividade vulcânica. A descoberta foi feita por geólogos da Universidade Federal do Paraná na Ilha da Trindade, que fica a 1140 quilómetros da costa do estado de Espírito Santo.

A aparência azul esverdeada das rochas intrigou os cientistas, que fizeram testes químicos às amostras para tentarem perceber do que se tratavam. O resultados revelaram que eram compostas por sedimentos de rochas e plástico, muito provavelmente oriundo de redes de pesca que deram à costa da iilha.

“Isto é novo e aterrador ao mesmo tempo porque a poluição já chegou à Geologia. Descobrimos que a poluição vem principalmente das redes de pesca, que é um poluidor muito comum das praias da Ilha da Trindade. As redes são arrastadas pelas correntes marítimas e acumulam-se na praia. Quando a temperatura sobe, o plástico derrete e funde-se com o material natural da praia“, explica Fernanda Avelar Santos, membro da equipa de geólogos, à Reuters.

Esta não é a primeira vez que são descobertos plastiglomerados, que foram encontrados pela primeira vez em 2014. No entanto, a descoberta na Ilha da Trindade é particularmente notável devido à sua localização remota e ao facto de ser o lar de diversas espécies selvagens. A ilha é, por exemplo, o principal habitat das tartaturgas verdes marinhas no Brasil e tem também baleias-jubarte na sua costa.

Um relatório recente estima que mais de 170 biliões de pedaços de plástico estão atualmente nos oceanos. Esta descoberta indica que o plástico está agora até a ter um impacto na Geologia do planeta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.