Rocha em forma de donut descoberta em Marte pode não ser oriunda de Marte

NASA/JPL-Caltech/LANL/CNES/IRAP

O rover Perserverance descobriu uma estranha rocha em forma de donut em Marte na semana passada. Os cientistas acreditam que será um meteorito.

Na sexta-feira, o rover Perserverance da NASA descobriu uma curiosa grande rocha em forma de donut em Marte. A pedra salta à vista na paisagem marciana e parece não combinar com o resto das rochas no planeta vermelho. De acordo com o Instituto da Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI), a explicação é que a rocha pode mesmo não ser oriunda de Marte.

Segundo o SETI, esta rocha pode ser um “grande meteorito ao lado de pedaços mais pequenos”. Marte é o planeta do Sistema Solar mais próximo do Cinturão de Asteróides e é regularmente atingido com rochas dele que se perdem.

Como a atmosfera de Marte tem apenas 1% da espessura da da Terra, as rochas frequentemente passam com facilidade sem se fragmentarem tanto e sem arderem. A NASA até já conseguiu captar o som de um meteorito a atingir o planeta, relata o IFLScience.

São precisas mais pesquisas para sabermos com certeza se a rocha em forma de donut é um meteorito ou se é uma rocha marciana que sofreu a erosão de uma maneira peculiar.

Esta não seria a primeira vez que os rovers da NASA em Marte encontrariam meteoritos não oriundos do planeta na sua superfície. Em 2014, houve ainda outro mistério de donuts, depois de uma pequena rocha com esta forma aparecer na frente do rover Opportunity numa área que tinha sido fotografada e não continha tal rocha. Foi determinado pela NASA que a rocha provavelmente foi arrancada das rodas do rover.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.