Robot Curiosity identifica “arrotos” de metano em Marte

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

O robot Curiosity – criado pela NASA para explorar a superfície de Marte – identificou metano no planeta vizinho da Terra, o que poderá ser um sinal de que terá havido vida no planeta vermelho no passado – ou mesmo no presente.

O robot detectou a presença constante de níveis bastante baixos do gás, mas também registou picos de concentração bem mais elevada.

O fato de existir metano em Marte é intrigante porque, na Terra, 95% do gás tem origem em organismos microbiais, como as bactérias.

Os investigadores levantam agora a hipótese de que a presença destas moléculas em Marte possa ser um sinal de existência de vida no planeta.

A equipe do Curiosity não conseguiu identificar de onde vinha exactamente o metano encontrado, mas a maior probabilidade é de que tenha vindo dos depósitos subterrâneos que são periodicamente vasculhados pelo robot.

O professor Sushil Atreya, responsável pelo projecto, disse que era possível que os chamados hidratos de metano estivessem envolvidos.

“Isto é algo como gaiolas moleculares de água-gelo, onde o gás metano está aprisionado. De vez em quando, as moléculas poderiam ser desestabilizadas, talvez por alguma tensão mecânica ou térmica, e o gás metano é libertado, encontra o seu caminho através de fendas ou fissuras na rocha, e chega à atmosfera “, explicou o professor, investigador da Universidade de Michigan, à BBC.

A questão que ainda permanece no ar é como o metano terá chegado aos depósitos originais.

O gás pode ter vindo de microorganismos; pode também ter tido origem num processo natural, como reacções químicas decorrentes da interacção de água com alguns tipos de formações rochosas.

Até agora, é apenas especulação. Mas pelo menos, o Curiosity já identificou o gás.

Vida

Uma forma de investigar se o metano de Marte tem origem biológica ou geológica seria estudar os tipos, ou isótopos, de átomos de carbono no gás.

Na Terra, a vida favorece uma versão mais leve do elemento (carbono-12) sobre uma mais pesada (carbono-13).

Uma proporção alta de C-12 em relação a C-13 em rochas antigas da Terra foi interpretada como prova de que existia actividade biológica no nosso planeta há quatro mil milhões de anos atrás.

Se os cientistas descobrirem provas similares em Marte, seria surpreendente. Mas, infelizmente, os volumes de metano detetados pelo Curiosity são demasiado pequenos para se poder fazer esse tipo de análise.

Outra grande descoberta do Curiosity foi a confirmação da existência de compostos orgânicos, ricos em carbono, em amostras de rochas.

É a primeira vez que são identificados elementos orgânicos em materiais da superfície do Planeta Vermelho.

O robot encontrou indícios de cloro-benzeno num pedaço de rocha pulverizada extraído de um lamito, um tipo de rocha sedimentar, baptizado de Cumberland.

O cloro-benzeno é um anel de carbono com cinco átomos de hidrogénio e um átomo de cloro ligados.

A equipa do Curuiosity não consegue ter a certeza se o elemento químico estava especificamente presente no Cumberland ou se foi produzido durante o aquecimento na análise.

Mas mesmo que seja o último caso, os cientistas estão confiantes de que a molécula seria, no mínimo, derivada de estruturas de carbono maiores que as que estavam no local.

Mais uma vez, os cientistas estão interessados em confirmar a existência de tais produtos orgânicos porque a vida como a conhecemos só pode existir onde há capacidade de troca de moléculas de carbono.

Onde estas moléculas não existirem, não há vida. O que não significa que, onde existam, haja automaticamente vida.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A noticia, propalada pela BBC, aceita acriticamente a origem biotica do metano. O facto de haver metano em Marte nao indicia que alguma vez tenha havido vida ali. Ha’ planetas
    com oceanos de metano, como e’ o caso de Titan. A origem abiotica do metano (e tambem do petroleo) e’ cientificamente respeitavel e defendida por cientistas eminentes, como Thomas Gould por exemplo. Os hidrocarbonetos fazem parte da massa de muitos planetas e nao teem necessariamente uma origem fossil.

    • Caro Jorge,
      Obrigado pelo seu contributo para a discussão.
      Repare por favor no 9º e no último parágrafos da peça:
      “O gás pode ter vindo de microorganismos; pode também ter tido origem num processo natural, como reacções químicas decorrentes da interacção de água com alguns tipos de formações rochosas.”
      “Onde estas moléculas não existirem, não há vida. O que não significa que, onde existam, haja automaticamente vida.”

RESPONDER

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …