Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

(dr) Grain Weevil

Grain Weevil

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais.

Se os agricultores não gerirem ativamente os seus cereais, que são armazenados em enormes silos, correm o risco que estes se estraguem antes que eles os possam vender. Para manterem os cereais secos, os agricultores põe-se em cima dos cereais enquanto usam ferramentas para quebrar os torrões, permitindo que sequem.

Eles também entram no silo para nivelar os grãos, garantindo que todos têm a mesma profundidade e não se amontoam, maximizando o espaço de armazenamento. Isto faz com que corram o risco de ficar soterrados pelos milhões de grãos de cereais, acabando por morrer.

Como tal, dois estudantes da University of Nebraska Omaha construiram um robô que ajuda os agricultores a gerir os silos, evitando que estes tenham de entrar dentro destes enormes reservatórios, conta o portal Free Think. Batizado de Grain Weevil, o robô poderá salvar dezenas de vidas por ano.

Em 2020, houve 35 casos de soterramento por grãos de cereais em quintas dos Estados Unidos — 20 dos quais foram fatais. As vítimas destes acidentes com silos de cereais geralmente são crianças e adolescentes que trabalham em quintas da família.

Assim, não só o Grain Weevil pode salvar a vida de agricultores, como também a vida dos seus familiares mais jovens.

“Não parece muito quando se olha para os números, mas estas são mortes completamente evitáveis”, disse Zane Zents, o engenheiro de software que criou o Grain Weevil, em declarações à NTV News. “É algo com que no século XXI não acho que ainda deveríamos estar a lidar”.

A ideia de criar o Grain Weevil surgiu precisamente de um amigo agricultor de Ben Johnson, o companheiro que ajudou Zents a criar o robô.

O robô pesa cerca de 13 quilos e é do tamanho de uma mochila. O agricultor usa um controlo remoto para movimentar o robô pelos grãos, mantendo-os nivelados e evitando que coagulem. Caso fique enterrado, o robô consegue desenterrar-se até 1,5 metros de profundidade.

“Ainda não estamos disponíveis comercialmente”, disse o CEO do Grain Weevil, Chad Johnson, pai de Ben Johnson. “Estamos a iniciar seis testes em quintas para colocar a tecnologia em centenas de horas de testes para garantir que esteja pronta para ser usada com segurança pelos agricultores”.

Cada Grain Weevil custará cerca de 3.300 euros. Os seus criadores também estão a desenvolver uma versão autónoma do robô, para que não seja preciso que o agricultor o controle.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …