/

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

(dr) Grain Weevil

Grain Weevil

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais.

Se os agricultores não gerirem ativamente os seus cereais, que são armazenados em enormes silos, correm o risco que estes se estraguem antes que eles os possam vender. Para manterem os cereais secos, os agricultores põe-se em cima dos cereais enquanto usam ferramentas para quebrar os torrões, permitindo que sequem.

Eles também entram no silo para nivelar os grãos, garantindo que todos têm a mesma profundidade e não se amontoam, maximizando o espaço de armazenamento. Isto faz com que corram o risco de ficar soterrados pelos milhões de grãos de cereais, acabando por morrer.

Como tal, dois estudantes da University of Nebraska Omaha construiram um robô que ajuda os agricultores a gerir os silos, evitando que estes tenham de entrar dentro destes enormes reservatórios, conta o portal Free Think. Batizado de Grain Weevil, o robô poderá salvar dezenas de vidas por ano.

Em 2020, houve 35 casos de soterramento por grãos de cereais em quintas dos Estados Unidos — 20 dos quais foram fatais. As vítimas destes acidentes com silos de cereais geralmente são crianças e adolescentes que trabalham em quintas da família.

Assim, não só o Grain Weevil pode salvar a vida de agricultores, como também a vida dos seus familiares mais jovens.

“Não parece muito quando se olha para os números, mas estas são mortes completamente evitáveis”, disse Zane Zents, o engenheiro de software que criou o Grain Weevil, em declarações à NTV News. “É algo com que no século XXI não acho que ainda deveríamos estar a lidar”.

A ideia de criar o Grain Weevil surgiu precisamente de um amigo agricultor de Ben Johnson, o companheiro que ajudou Zents a criar o robô.

O robô pesa cerca de 13 quilos e é do tamanho de uma mochila. O agricultor usa um controlo remoto para movimentar o robô pelos grãos, mantendo-os nivelados e evitando que coagulem. Caso fique enterrado, o robô consegue desenterrar-se até 1,5 metros de profundidade.

“Ainda não estamos disponíveis comercialmente”, disse o CEO do Grain Weevil, Chad Johnson, pai de Ben Johnson. “Estamos a iniciar seis testes em quintas para colocar a tecnologia em centenas de horas de testes para garantir que esteja pronta para ser usada com segurança pelos agricultores”.

Cada Grain Weevil custará cerca de 3.300 euros. Os seus criadores também estão a desenvolver uma versão autónoma do robô, para que não seja preciso que o agricultor o controle.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.