O robô demorou apenas um segundo a resolver o famoso cubo mágico e os seus criadores querem agora reconhecimento por parte da World Cube Association.
Recentemente, o jovem de 14 anos, Lucas Etter, conseguiu resolver o cubo mágico em apenas cinco segundos – ou 4,904 para sermos mais exatos – estabelecendo um novo recorde mundial.
Agora, foi a vez de um robô querer mostrar o que vale e, por isso, conseguiu resolver o cubo de Rubik em cerca de um segundo.
O robô é composto por componentes produzidos numa impressora 3D, por webcams e por um chip Arduíno, que transmite a informação acerca das faces coloridas do cubo a um computador.
Além disso, o concorrente de Etter, criado pelos engenheiros de programação Jay Flatland e Paul Rose, corre sistema Linux e utiliza um algoritmo chamado Kociemba para resolver puzzles.
Nas duas primeiras tentativas, o robô resolveu o cubo em 1,196 segundos mas, tal como se costuma dizer, à terceira é de vez e, como tal, baixou o tempo para apenas 1,047 segundos.
Os dois amigos querem agora destronar o jovem residente no Kentucky, Estados Unidos, assim como o reconhecimento público da World Cube Association.
ZAP / Shifter
Cada um na sua devida categoria. Destronar um humano com uma inteligência artificial? Sacanagem…