Robô humanoide chinês bate recorde mundial de velocidade

Unitree

Unitree H1

A empresa chinesa Unitree revelou o seu mais recente robô humanoide, o H1, estabelecendo um novo recorde de velocidade para robôs do seu género.

Atingindo uma velocidade notável de 3,3 metros por segundo, o H1 ultrapassou o recorde anterior do Atlas da Boston Dynamics, que atingiu cerca de 2,5 metros por segundo.

A Unitree, sediada em Hangzhou, na China, foi fundada com o ambicioso objetivo de tornar os robôs avançados com pernas tão acessíveis como os produtos eletrónicos de consumo topo de gama.

O recente vídeo de demonstração da empresa, que rapidamente se tornou viral, destaca as capacidades do robô H1, incluindo a sua impressionante velocidade, agilidade nos saltos e a capacidade de navegar em terrenos complexos, como escadas. Apesar destes avanços, o H1, com 1,80 m de altura e um peso aproximado de 50 quilogramas, ainda enfrenta desafios para igualar a delicadeza e a fluidez do movimento humano.

O robô H1 está equipado com tecnologia de ponta, incluindo um LiDAR 3D e uma câmara de profundidade integrada na sua “cabeça”, o que lhe permite perceber o seu ambiente com uma consciência espacial de 360 graus.

Este conjunto de sensores de navegação, combinado com uma substancial capacidade de bateria de 864Wh, posiciona o H1 como uma inovação significativa na robótica humanoide, oferecendo potenciais aplicações em vários setores, desde ambientes industriais a cenários de resposta a catástrofes.

Contudo, realça a Popular Mechanics, é essencial contextualizar o seu desempenho no panorama mais alargado do desenvolvimento robótico. Os robôs humanóides, concebidos para imitar a forma e a função do corpo humano, há muito que enfrentam desafios para reproduzir a complexa dinâmica da locomoção humana.

O facto de os humanos, como Usain Bolt, conseguirem atingir velocidades até 44 km/h realça a diferença substancial que ainda existe entre as capacidades robóticas e o desempenho humano máximo.

Além disso, o H1 enfrenta uma forte concorrência de outras inovações robóticas, como o robô bípede Cassie, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Oregon. Cassie, que não tem a forma humanoide completa do H1, conseguiu uma corrida de 100 metros em 24,73 segundos, equivalente a uma velocidade de corrida de 4,02 metros por segundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.