Risco de perda auditiva é ainda maior nos fumadores passivos

Um estudo desenvolvido na Universidade de Manchester identificou a perda de audição como um dos malefícios associados ao consumo de tabaco.

A investigação, que durou 3 anos e contou com a participação de mais de 165 mil indivíduos com idades compreendidas entre os 40 e os 69 anos, demonstrou que os fumadores apresentam uma probabilidade de desenvolvimento de perda auditiva superior a 15%, comparativamente com não-fumadores —  e que esse índice pode crescer de acordo com os hábitos tabagistas.

A diminuição da capacidade auditiva foi diretamente proporcional ao consumo de tabaco, ou seja, a perda auditiva é mais acentuada quanto maior for o número de cigarros consumidos por semana.

Os resultados revelaram-se ainda mais preocupantes para os fumadores passivos.

Os não-fumadores que se encontravam expostos frequentemente ao fumo do tabaco apresentaram um risco de desenvolver perda auditiva superior a 28%.

Apenas os ex-fumadores apresentaram resultados positivos.

De acordo com o estudo, quem deixa de fumar pode reduzir a probabilidade de sofrer de perda auditiva. Os investigadores justificam essa conclusão pela adoção de um estilo de vida saudável, que é realizada frequentemente pela grande maioria dos ex-fumadores.

Esta mudança beneficia, de modo geral, a audição.

“O consumo de tabaco em Portugal tem início cada vez mais cedo logo, se for prolongado até idades mais avançadas, o fumador passa a apresentar um elevado risco de desenvolvimento precoce de problemas naturais, como é o caso da perda auditiva”, refere o audiologista Pedro Paiva.

Segundo o cientista, a relação da perda auditiva com o fumo do tabaco ainda não tinha sido provada, mas já se conhecia a sua relação indireta através da associação às doenças cardiovasculares.

“As conclusões apresentadas servem para alertar novamente estes grupos de risco sobre a importância de realizarem rastreios auditivos mais cedo, e com maior regularidade, que a restante população”, acrescenta o audiologista.

Segundo o último relatório da Direção-Geral de Saúde, cerca de 90% dos fumadores ou ex-fumadores portugueses iniciaram o consumo de tabaco entre os 12 e os 20 anos.

Quando questionados, mais de 85% dos fumadores não revelou grande motivação em deixar de fumar — apesar de mais de metade ter admitido ter consciência que fumar representa um risco elevado para a sua saúde.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …

Paulo Pedroso disse a António Costa que queria voltar à vida partidária (mas não teve resposta)

No início desta semana, Paulo Pedroso, ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade, disse que tinha saído do Partido Socialista (PS). Agora, de acordo com o jornal Público, o antigo porta-voz do PS saiu em rota …

Fenprof sai da reunião com ministro sem "uma única resposta"

O Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos esta quarta-feira, mas os professores não trazem novidades, apenas a intenção de um novo encontro. A Fenprof não espera soluções para os problemas dos professores e da …

"Nem favor, nem desfavor". Costa nega tratamento especial a Isabel dos Santos

O primeiro-ministro falou esta quarta-feira pela primeira vez do caso "Luanda Leaks", rejeitando a acusação do Bloco de Esquerda de que deu um tratamento especial à empresária angolana Isabel dos Santos. António Costa falava aos jornalistas …

Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR. A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem …