Risco de perda auditiva é ainda maior nos fumadores passivos

Um estudo desenvolvido na Universidade de Manchester identificou a perda de audição como um dos malefícios associados ao consumo de tabaco.

A investigação, que durou 3 anos e contou com a participação de mais de 165 mil indivíduos com idades compreendidas entre os 40 e os 69 anos, demonstrou que os fumadores apresentam uma probabilidade de desenvolvimento de perda auditiva superior a 15%, comparativamente com não-fumadores —  e que esse índice pode crescer de acordo com os hábitos tabagistas.

A diminuição da capacidade auditiva foi diretamente proporcional ao consumo de tabaco, ou seja, a perda auditiva é mais acentuada quanto maior for o número de cigarros consumidos por semana.

Os resultados revelaram-se ainda mais preocupantes para os fumadores passivos.

Os não-fumadores que se encontravam expostos frequentemente ao fumo do tabaco apresentaram um risco de desenvolver perda auditiva superior a 28%.

Apenas os ex-fumadores apresentaram resultados positivos.

De acordo com o estudo, quem deixa de fumar pode reduzir a probabilidade de sofrer de perda auditiva. Os investigadores justificam essa conclusão pela adoção de um estilo de vida saudável, que é realizada frequentemente pela grande maioria dos ex-fumadores.

Esta mudança beneficia, de modo geral, a audição.

“O consumo de tabaco em Portugal tem início cada vez mais cedo logo, se for prolongado até idades mais avançadas, o fumador passa a apresentar um elevado risco de desenvolvimento precoce de problemas naturais, como é o caso da perda auditiva”, refere o audiologista Pedro Paiva.

Segundo o cientista, a relação da perda auditiva com o fumo do tabaco ainda não tinha sido provada, mas já se conhecia a sua relação indireta através da associação às doenças cardiovasculares.

“As conclusões apresentadas servem para alertar novamente estes grupos de risco sobre a importância de realizarem rastreios auditivos mais cedo, e com maior regularidade, que a restante população”, acrescenta o audiologista.

Segundo o último relatório da Direção-Geral de Saúde, cerca de 90% dos fumadores ou ex-fumadores portugueses iniciaram o consumo de tabaco entre os 12 e os 20 anos.

Quando questionados, mais de 85% dos fumadores não revelou grande motivação em deixar de fumar — apesar de mais de metade ter admitido ter consciência que fumar representa um risco elevado para a sua saúde.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …