Rebentamento de depósitos de vinho de destilaria local provocou este domingo alguns estragos nas propriedades dos moradores de Levira, em Anadia. Líquido foi drenado, mas chegou a temer-se um desastre ambiental.
Viveu-se um domingo caricato em Anadia, onde dois depósitos de vinho da Destilaria Levira rebentaram e provocaram uma enorme inundação de vinho tinto. Era tanto o vinho que se chegou a temer um desastre ambiental.
Vários vídeos mostram o “rio” vermelho criado pelo derrame a seguir rua abaixo da localidade de Levira. Ainda não se sabe o que é que terá provocado o rebentamento.
Verdadeiro rio de vinho em Anadia.
Calamidade! pic.twitter.com/LejLz17XuK— _o_cabra_da_peste (@nuno_mar) September 11, 2023
Os Bombeiros Voluntários de Anadia foram chamados ao local para drenar o líquido e transportá-lo a uma estação de tratamento de águas residuais.
“A nossa maior preocupação foi que o vinho fosse para o rio Cértima e provocasse um desastre ambiental”, diz ao Jornal de Notícias o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio.
A empresa responsável pelo derrame não só já se responsabilizou pelos danos causados aos moradores e assumiu os prejuízos, como colocou trabalhadores e máquinas para proceder à limpeza das ruas, apoiada pela Câmara Municipal e pelos Bombeiros.
“Apesar de o incidente não ter causado qualquer ferido, queremos expressar a nossa sincera preocupação pelos danos causados em geral em Levira e em particular na sua casa. As causas do incidente estão a ser apuradas pelas entidades competentes. Assumimos total responsabilidade pelos custos associados à limpeza e reparação dos danos, tendo equipas disponíveis para o fazer de imediato. Estamos empenhados em resolver esta situação o mais rapidamente possível”, lê-se em nota da empresa.
Está agora agendada uma reunião para esta segunda-feira entre a Câmara Municipal de Anadia e os responsáveis da Destilaria Levira para avaliar os estragos e o prejuízo económico relacionados com o derrame.
Os bébados se soubessem iam encher garrafões.