Richarlison é futebolista mas já foi “político” oito vezes

Lucas Figueiredo / CBF

Internacional brasileiro, e colega de equipa de André Gomes, marcou no último jogo do Brasil e aproveitou para deixar um pedido às autoridades. O avançado é frequente nestas aparições públicas.

O Brasil levou a melhor sobre o Uruguai por 2-0, num dos encontros da quarta jornada de qualificação para o Mundial 2022. O segundo golo foi apontado por Richarlison que, logo depois do jogo disputado nesta terça-feira, aproveitou para deixar um pedido.

O avançado recordou as dificuldades que os habitantes de Amapá estão a passar – naquela localidade, 13 dos 16 municípios não têm luz elétrica há mais de duas semanas: “Quero dedicar este golo a todas as pessoas do Amapá, que estão a sofrer muito durante estes dias. Como cidadão brasileiro, eu peço que as autoridades se pronunciem, que tomem uma decisão rapidamente”.

“O povo está a sofrer e as autoridades poderiam dar mais atenção a este assunto. Que eles possam olhar com carinho para o povo de Amapá, são cidadãos de bem, querem o melhor para eles e para os seus filhos. Os impostos estão caros, a comida está cara e o povo está a sofrer. Espero que possam tomar as providências necessárias rapidamente”, alertou.

O jogador do Everton está longe de ser um estreante nestas declarações sobre assuntos que nada têm a ver com futebol, lembra o portal UOL. Alguns adeptos até dizem que futebolistas como estes são “necessários”, por serem figuras públicas e por chamarem a atenção para assuntos delicados.

Richarlison, por exemplo, já pediu ajuda para a região do Pantanal, muito afetada pelos incêndios nos últimos tempos.

Pediu justiça no caso de Mariana Ferrer, violada numa casa noturna em Florianópolis – aqui o acusado é um empresário ligado ao futebol, André Aranha.

O internacional brasileiro abordou a prisão de Robson, um compatriota que era motorista do também futebolista brasileiro Fernando. Robson chegou à Rússia com um medicamento que era para o seu sogro; mas a utilização desse medicamento não é permitida na Rússia. Por isso, foi preso.

A morte de George Floyd, sufocado por um polícia nos Estados Unidos da América, aliada ao homicídio de João Pedro, assassinado pela polícia no Rio de Janeiro, originaram um discurso forte de Richarlison: “O racismo é um assunto que nós, que viemos da favela, estamos acostumados. Sempre fui tratado de forma diferente. Acompanhei o caso da morte do João Pedro, no qual a polícia disparou mais de setenta tiros na casa dele. Poderia ter sido comigo. Noutros tempos, convivi com tiroteios e fui até confundido com um traficante. É triste”.

Até um programa de televisão aparece nesta lista. Richarlison apoiou um concorrente do ‘Big Brother’ local mas, quando esse concorrente foi acusado de violência doméstica, retirou esse apoio, justificando: “Violência contra mulher é abominável”.

Richarlison é também embaixador da Universidade de São Paulo na campanha de consciencialização sobre a covid-19.

Oito casos que mostram um futebolista “político”. E Richarlison, colega de equipa de André Gomes no Everton, já ganhou um prémio da Associação de Jogadores Profissionais inglesa por causa das suas constantes públicas ações de caridade.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …