Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Centro de Voo Espacial Goddard da NASA/Chris Smith (USRA)

Esta ilustração mostra como o planeta KELT-9b vê a sua estrela hospedeira

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um “Júpiter quente”.

Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é o exoplaneta mais quente já descoberto até agora. Supera os 4.700ºC na sua face diurna, uma temperatura que é semelhante à do nosso Sol e que é superior à de 80% de todas as estrelas do universo.

Este exoplaneta gasoso orbita uma estrela que é duas vezes mais quente que o Sol, a uma distância dez vezes mais próxima do que aquela que separa Mercúrio da nossa estrela. Com um tamanho 1,8 vezes maior do que Júpiter e tendo 2,9 vezes a sua massa, é considerado um “Júpiter quente”. A sua órbita completa dura um dia e meio terrestres e ostenta uma gigantesca e brilhante cauda de gás, como se fosse um cometa.

De acordo com o jornal espanhol ABC, para conhecer mais dos seus segredos, investigadores da Universidade da Califórnia usaram dados do telescópio espacial Hubble para obter o espectro de eclipses do planeta ao passar em frente à sua estrela.

Mais tarde, como explicaram em março ao site The Conversation, utilizaram um software para extrair a presença de moléculas e descobriram que havia muitos metais (feitos de moléculas).

A descoberta, relatada em janeiro na revista científica The Astrophysical Journal Letters, surpreendeu a equipa de cientistas, já que se pensava que estas moléculas não estariam presentes em temperaturas tão extremas, mas que se dividiriam em compostos mais pequenos.

Sujeito à forte atração gravitacional da sua estrela hospedeira, o Kelt-9 b está a ser “bloqueado por marés”, o que significa que a mesma face do planeta está permanentemente voltada para a estrela. Segundo o diário, isto faz com que haja uma grande diferença de temperatura entre os lados diurno e noturno do planeta.

Como as observações do eclipse sondam o lado diurno mais quente, as moléculas observadas poderiam ser arrastadas por processos dinâmicos desde as regiões mais frias, como o lado noturno ou desde as profundidades do interior do planeta.

“Estas observações sugerem que as atmosferas destes mundos extremos estão a ser regidas por processos complexos que ainda não são bem compreendidos”, observam os cientistas.

Além disso, escreve o ABC, o Kelt-9 b tem uma órbita inclinada de cerca de 80 graus, o que sugere um passado violento, com possíveis colisões, o que, na verdade, também se observa em muitos outros planetas desta classe.

“O mais provável é que este planeta se tenha formado longe da sua estrela-mãe e que as colisões tenham ocorrido enquanto migrava para dentro, em direção à estrela”, dizem os investigadores.

Isto apoia a teoria de que os grandes planetas tendem a formar-se longe da sua estrela hospedeira em discos proto-estelares e capturam materiais gasosos e sólidos à medida que migram em direção à sua estrela.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …