“Apalpava as nossas maminhas”. Revelados nomes de abusadores de menores em colégios religiosos

1

Os responsáveis dos institutos religiosos vão conhecer os nomes dos alegados abusadores das respetivas instituições. A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos na Igreja identificou 66 abusadores e 81 vítimas.

“Metia as mãos dentro das nossas blusas, apalpava as nossas maminhas e roçava o pénis nas nossas cabeças”, é um dos relatos das vítimas recolhidos pela comissão e citado pelo Correio da Manhã.

“Beijava e esfregava-se todo” e “abria-me o fecho das calças e masturbava-me lentamente” são outros relatos citados.

Das 81 vítimas, 62 são do sexo masculino e 19 são do sexo feminino. Relativamente aos abusadores, 55 são do sexo masculino, enquanto 11 abusadores são do sexo feminino.

Quanto ao sexo masculino, os Salesianos contam com 18 vítimas e 18 abusadores; o Franciscano com 11 vítimas e 10 abusadores; os Jesuítas com 12 vítimas e 7 abusadores; os Maristas com 5 vítimas e 5 abusadores; os Capuchinhos com 3 vítimas e 2 abusadores

Os Dominicanos constam da lista com com 2 vítimas e 2 abusadores; os Dehonianos com 2 vítimas e 2 abusadores; os Espiritanos com 2 vítimas e 2 abusadores; o Comboniano com 2 vítimas e 2 abusadores; os Missionários da Consolata com 2 vítimas e 2 abusadores; a Ordem do Carmo 1 vítima e 1 abusador; as Verbitas com 1 vítima e 1 abusador; e os Beneditinos com 1 vítima e 1 abusador.

Quanto ao sexo feminino, as Doroteias contam com 2 vítimas e 3 abusadores; as Dominicanas de Santa Catarina de Sena com 2 vítimas e 2 abusadores; Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima com 8 vítimas e 1 abusador; as Religiosas do Amor de Deus com 3 vítimas e 1 abusador.

As Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias constam na lista com 1 vítima e 1 abusador; as Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres com 1 vítimas e 1 abusador; as Religiosas do Sagrado Coração de Jesus com 1 vítima e 1 abusador; e as Religiosas do Sagrado Coração de Maria com 1 vítima e 1 abusador.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.