Afinal, os restos mortais de São Pedro podem não estar no Vaticano

Prado / Wikimedia

São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, óleo de Rubens

As conclusões de um novo estudo sugerem que, afinal, os restos mortais de São Pedro podem não estar na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. A tradição defende que esta basílica guarda os restos mortais de São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

São Pedro é historicamente reconhecido como o primeiro Papa no Cristianismo. Numa altura em que a fé cristã estava sob perseguição do Estado romano pagão, São Pedro foi condenado à morte por crucificação na Colina do Vaticano.



Agora, três investigadores italianos têm dúvidas se os ossos de São Pedro realmente jazem sob a basílica romana batizada em sua homenagem, escreve o Ancient-Origins.

Os investigadores fazem esta alegação após estudar o Falecimento dos Mártires — Depositio martyrum —, um documento publicado durante o reinado do imperador Constantino. Este documento não menciona a basílica como o local onde estão os restos mortais de São Pedro.

Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista Heritage. Em reação, um membro da Comissão Pontifícia para Arqueologia Sacra classificou como “inaceitável” esta alegação dos investigadores italianos.

“É claro que os restos mortais de Pedro foram encontrados no local de enterro original na Colina do Vaticano quando a formidável basílica Constantiniana foi construída, a maior basílica já estabelecida na cidade”, disse Vincenzo Fiocchi Nicolai, especialista em arqueologia cristã e membro da Comissão.

Embora não sejam conclusivas, as descobertas dos autores do estudo indicam que os restos mortais de São Pedro foram deslocados da Colina do Vaticano durante o século III, devido à crescente perseguição cristã.

Os investigadores sugerem que os seus restos mortais estão, na realidade, debaixo do Mausoléu de Helena, em Roma. A estrutura foi construída por Constantino, originalmente para servir como o seu próprio túmulo, mas depois usado para sepultar a sua mãe, Helena, que morreu em 328.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. PEDRO, “PESCADOR” – Se ele é o porteiro do céu, então ainda se encontra bem vivo. Ele é quem determina quem entra para o gozo eterno no convívio Celestial. Com sua chave em ouro maciço abre o Portão aos “justos” e , segundo a crença cristã nada entra sem o seu consentimento. Sendo assim, como vamos encontrar os seus restos mortais? É preciso uma detalhada investigação. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

  2. Na verdade Pedro nunca esteve em Roma. Não há prova disso em lugar nenhum. No 3º século os ossos podiam ser de qualquer pessoa, eles não tinham como saber. Constantino foi verdadeiramente o primeiro Papa, ele mandava na igreja, foi ele que nomeou bispos para o Concílio de Niceia, e foi ali que surgiram todos os dogmas católicos. Antes disso o cristianismo em Roma era proibido, e muito do que se diz são rumores não comprovados. Se os documentos guardados no Vaticano vierem a público, toda a farsa será revelada.

      • Isso não é verdade, porque o cargo de Papa surgiu algum tempo depois de Constantino. Isso porque não existia um “chefe” máximo da igreja. Existiam bispos (episcopos) e anciãos (presbíteros), além dos ministros (diaconos). Os tais “26 papas” são nomes de pessoas que constam na Enciclopédia Católica, ou seja, essa lista foi criada muito tempo depois. Além de não serem papas, pois isso não existia, não se sabe quase nada sobre essas 26 pessoas. Pode ser que nem haja prova da existência deles.

RESPONDER

Geringonça à direita em Lisboa? Iniciativa Liberal disponível para dar a mão a Moedas

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Liveblog Autárquicas. Geringonça à direita em Lisboa?

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto, mas com maioria em risco

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …