Afinal, os restos mortais de São Pedro podem não estar no Vaticano

Prado / Wikimedia

São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, óleo de Rubens

As conclusões de um novo estudo sugerem que, afinal, os restos mortais de São Pedro podem não estar na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. A tradição defende que esta basílica guarda os restos mortais de São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

São Pedro é historicamente reconhecido como o primeiro Papa no Cristianismo. Numa altura em que a fé cristã estava sob perseguição do Estado romano pagão, São Pedro foi condenado à morte por crucificação na Colina do Vaticano.

Agora, três investigadores italianos têm dúvidas se os ossos de São Pedro realmente jazem sob a basílica romana batizada em sua homenagem, escreve o Ancient-Origins.

Os investigadores fazem esta alegação após estudar o Falecimento dos Mártires — Depositio martyrum —, um documento publicado durante o reinado do imperador Constantino. Este documento não menciona a basílica como o local onde estão os restos mortais de São Pedro.

Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista Heritage. Em reação, um membro da Comissão Pontifícia para Arqueologia Sacra classificou como “inaceitável” esta alegação dos investigadores italianos.

“É claro que os restos mortais de Pedro foram encontrados no local de enterro original na Colina do Vaticano quando a formidável basílica Constantiniana foi construída, a maior basílica já estabelecida na cidade”, disse Vincenzo Fiocchi Nicolai, especialista em arqueologia cristã e membro da Comissão.

Embora não sejam conclusivas, as descobertas dos autores do estudo indicam que os restos mortais de São Pedro foram deslocados da Colina do Vaticano durante o século III, devido à crescente perseguição cristã.

Os investigadores sugerem que os seus restos mortais estão, na realidade, debaixo do Mausoléu de Helena, em Roma. A estrutura foi construída por Constantino, originalmente para servir como o seu próprio túmulo, mas depois usado para sepultar a sua mãe, Helena, que morreu em 328.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. PEDRO, “PESCADOR” – Se ele é o porteiro do céu, então ainda se encontra bem vivo. Ele é quem determina quem entra para o gozo eterno no convívio Celestial. Com sua chave em ouro maciço abre o Portão aos “justos” e , segundo a crença cristã nada entra sem o seu consentimento. Sendo assim, como vamos encontrar os seus restos mortais? É preciso uma detalhada investigação. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

  2. Na verdade Pedro nunca esteve em Roma. Não há prova disso em lugar nenhum. No 3º século os ossos podiam ser de qualquer pessoa, eles não tinham como saber. Constantino foi verdadeiramente o primeiro Papa, ele mandava na igreja, foi ele que nomeou bispos para o Concílio de Niceia, e foi ali que surgiram todos os dogmas católicos. Antes disso o cristianismo em Roma era proibido, e muito do que se diz são rumores não comprovados. Se os documentos guardados no Vaticano vierem a público, toda a farsa será revelada.

      • Isso não é verdade, porque o cargo de Papa surgiu algum tempo depois de Constantino. Isso porque não existia um “chefe” máximo da igreja. Existiam bispos (episcopos) e anciãos (presbíteros), além dos ministros (diaconos). Os tais “26 papas” são nomes de pessoas que constam na Enciclopédia Católica, ou seja, essa lista foi criada muito tempo depois. Além de não serem papas, pois isso não existia, não se sabe quase nada sobre essas 26 pessoas. Pode ser que nem haja prova da existência deles.

RESPONDER

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …