Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro italiano da Cultura italiano.

“Se tivermos em conta os dois outros indivíduos que já tinham sido descobertos no mesmo sítio, temos um total de 11 indivíduos, confirmando que este é um dos sítios mais importantes do mundo para a história do homem Neandertal”, afirmou o ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, citado pela agência francesa AFP.

Para o governante, esta é “uma descoberta extraordinária, que dará a volta ao mundo”.

Oito dos vestígios encontrados terão entre 50.000 e 68.000 anos e o mais antigo estará entre os 90.000 e os 100.000 anos, avança o ministério.

Francesco Di Mario, responsável pelas escavações, acredita que aqueles indivíduos são representativos de uma população de Neandartais que devia ser muito importante naquela região.

“O homem Neandertal marca uma etapa fundamental na evolução da humanidade, representando o pico de uma espécie e a primeira sociedade humana a falar devidamente”, frisou o diretor do serviço regional de Antropologia, Marion Rubini.

As escavações começaram em outubro de 2019 e as descobertas hoje anunciadas vão ajudar a “compreender melhor a história do povoamento da Itália”, acrescentou.

Em escavações recentes, foram encontrados naquele local milhares de ossos de animais, incluindo ossos de elefantes, rinocerontes, veados gigantes, cavalos selvagens e ursos, refere a AFP.

A Gruta de Guattari, na cidade de San Felice de Circeo, região de Lazio, foi descoberta por acaso, em fevereiro de 1939.

Pouco depois, o antropólogo Albert Carlo Blanc descobriu naquele local um crânio de Neandertal em perfeito estado de conservação.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo brasileiro acusa revista "The Economist" de criar narrativa contra Bolsonaro

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Brasil acusou a revista britânica The Economist de criar uma narrativa "falaciosa, histriónica e exagerada" contra o Presidente do país, Jair Bolsonaro, após a publicação de reportagens …

El Salvador pode tornar-se o primeiro país a aceitar a Bitcoin como meio de pagamento legal

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado que enviará ao congresso do país uma proposta para adotar a bitcoin como moeda legal. O anúncio foi feito através de um vídeo, divulgado durante …

EUA aprovam novo medicamento para o tratamento do Alzheimer

A Food and Drug Administration (FDA), a autoridade dos Estados Unidos da América para a alimentação e medicamentos, aprovou pela primeira vez desde 2003 uma nova forma de tratamento para o alzheimer. O Aduhelm é o …

Jeff Bezos vai ao espaço a 20 de julho. Será um dos passageiros no primeiro voo espacial da Blue Origin

Jeff Bezos tenciona tornar-se num dos primeiros civis a viajar até ao espaço. O ainda CEO da multinacional de tecnologia norte-americana Amazon vai viajar para o espaço a 20 de julho. O fundador da Amazon revelou …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: à terceira...foram 11 contra 11

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/alemanha-1-0-portugal-o-musical-final-europeu-sub-21 Terceira tentativa. Itália nos anos 90, não resultou. Suécia já com Rui Jorge, quase deu. Alemanha, à terceira é de vez. Ou não há duas sem três? Estou na dúvida. Vou ficar à espera do …

Uma em cada quatro brasileiras sofreu violência na pandemia

Uma em cada quatro brasileiras com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência durante a pandemia no ano passado, informou hoje uma sondagem do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública …

EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em "provocação"

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é vista como uma "grande provocação". Uma delegação de senadores …

Pescadores encontram tesouro de 1,8 milhões de euros na barriga de cachalote

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen. Uma carcaça de …

Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões. A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a …

Novo Banco avança com providência cautelar para receber 112 milhões do Fundo de Resolução

O Novo Banco anunciou hoje que irá tomar “todas as medidas”, incluindo “a obtenção de uma providência cautelar”, para receber 112 milhões de euros do Fundo de Resolução, depois de a entidade ter transferido 317 …