Restauradores removem “tratamento à Kylie Jenner” de retrato do século XVII

Christopher Ison / English Heritage

Retrato de Diana Cecil depois de os restauradores removerem as alterações que escondiam as suas feições originais

Os restauradores da pintura descobriram que o retrato tinha sido retocado anos mais tarde para embelezar Diana Cecil, tal como as edições com o Photoshop de hoje em dia.

Uma descoberta surpreendente no mundo da arte e da história veio à tona graças ao meticuloso trabalho de conservação realizado pela English Heritage. Um retrato do século XVII de Diana Cecil, uma nobre considerada uma das grandes belezas da sua época, foi restaurado, revelando alterações significativas feitas séculos após a sua criação original.

Diana Cecil, nascida em 1596 e falecida em 1654, era bisneta de William Cecil, Lord Burghley, um dos principais conselheiros da rainha Isabel I. O retrato, que estará em exibição na Kenwood House, em Londres, a partir de 30 de novembro, foi submetido a uma análise detalhada que expôs modificações feitas entre os séculos XVII e XIX.

Estas alterações assemelham-se a muitas das edições que os influencers fazem hoje em dia no Instagram e faz lembrar as feições de Kylie Jenner após os procedimentos socméticos, com a aristocrata a ser desenhada com lábios maiores e uma linha de cabelo mais baixa, escreve o The Guardian.

A pintura foi alterada anos depois de ser criada, com a aristocrata a ficar com lábios mais grossos e uma testa mais pequena

A conservação do retrato também desvendou outra descoberta notável. Escondido nas cortinas da pintura estava a data original de 1634, juntamente com a assinatura do artista Cornelius Johnson. O trabalho de restauração foi um processo minucioso, removendo uma camada de verniz amarelado, revelando as verdadeiras feições de Cecil, que tinham sido alteradas significativamente.

“Como uma sociedade moderna com acesso a filtros de beleza digitais e tecnologia de IA, podemos pensar que conhecemos melhor do que a maioria das épocas a tentação de ‘aperfeiçoar’ a nossa aparência, mas o trabalho de conservação realizado por Diana Cecil mostrou que este não é um fenómeno novo”, explica Louise Cooling, curadora da English Heritage em Kenwood.

O trabalho de restauração em Kenwood também destaca a evolução da moda no retrato de Cecil. Enquanto um retrato anterior, pintado por William Larkin quando Cecil tinha cerca de 15 anos, mostra uma moda opulenta, o retrato de Johnson, pintado quando ela tinha cerca de 31 anos, reflete uma elegância discreta, caracterizada por tecidos simples e pontos focais como fitas vermelhas e uma rosa vermelha.

Ambos os retratos de Cecil fazem parte da Coleção Suffolk, acumulada ao longo de 400 anos pelos condes de Suffolk e Berkshire. Diana Cecil casou-se com homens poderosos da sua época, incluindo Henry de Vere, 18º Conde de Oxford, e, posteriormente, Lord Thomas Bruce, mais tarde 1º Conde de Elgin.

ZAP //

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