Cientista desvendou um dos mistérios da Tapeçaria de Bayeux

batigolix / Flickr

A Tapeçaria de Bayeux, que conta a história da da conquista normanda da Inglaterra em 1066

Uma tapeçaria medieval que conta a história da conquista normanda da Inglaterra, com mais de 70 metros de fio de lã e linho, revelou um dos seus segredos.

Embora as origens deste trabalho têxtil, chamado Tapeçaria de Bayeux, continuem a ser obscuras, os investigadores pensam ter descoberto o seu principal propósito: ser exibido na nave da Catedral de Bayeux na Normandia, em França, escreve o Live Science.

Segundo o estudo, publicado revista científica Journal of the British Archaeological Association, as dimensões desta tapeçaria, com mais de 70 metros, mostram que se encaixaria perfeitamente na nave da catedral francesa.

O primeiro registo escrito desta tapeçaria encontra-se num inventário de 1476, logo, a ideia de que havia sido encomendada para ser lá exposta sempre foi a explicação mais simples, considera o autor do estudo, Christopher Norton, historiador de arte da Universidade de York, em Inglaterra.

“Essa proposição geral pode agora ser corroborada pela evidência específica de que a estrutura física e narrativa da tapeçaria está perfeitamente adaptada para se adequar à nave (litúrgica) da catedral”, afirmou o investigador num comunicado.

Tecnicamente, a Tapeçaria de Bayeux não é uma tapeçaria, uma vez que o seu desenho foi bordado sobre o linho e não no tecido. De acordo com o Museu Bayeux, a tapeçaria foi provavelmente encomendada pelo Bispo Odo, meio-irmão de Guilherme I, o Conquistador, líder normando que conquistou Inglaterra e ganhou a coroa em 1066.

As proezas de Guilherme I estão representadas na tapeçaria, que conclui com o momento decisivo deste conflito: a Batalha de Hastings. Ninguém sabe exatamente quem fez o bordado, mas os investigadores concluem que provavelmente foi feito em Inglaterra e por mulheres, uma vez que esta era uma ocupação maioritariamente feminina naquela época.

Norton usou medidas da atual Catedral de Bayeux, combinadas com registos históricos de como seria a nave quando foi construída, há mais de mil anos, e comparou as dimensões com o tamanho da tapeçaria, tendo em consideração o possível encolhimento do material e as secções ausentes. O historiador descobriu que a tapeçaria se encaixaria nas paredes norte, oeste e sul da nave.

Recorde-se que o Presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu emprestar a Tapeçaria de Bayeux ao Reino Unido, em 2022 ou 2023, se a tapeçaria estiver em boas condições para viajar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …