Cientista desvendou um dos mistérios da Tapeçaria de Bayeux

batigolix / Flickr

A Tapeçaria de Bayeux, que conta a história da da conquista normanda da Inglaterra em 1066

Uma tapeçaria medieval que conta a história da conquista normanda da Inglaterra, com mais de 70 metros de fio de lã e linho, revelou um dos seus segredos.

Embora as origens deste trabalho têxtil, chamado Tapeçaria de Bayeux, continuem a ser obscuras, os investigadores pensam ter descoberto o seu principal propósito: ser exibido na nave da Catedral de Bayeux na Normandia, em França, escreve o Live Science.

Segundo o estudo, publicado revista científica Journal of the British Archaeological Association, as dimensões desta tapeçaria, com mais de 70 metros, mostram que se encaixaria perfeitamente na nave da catedral francesa.

O primeiro registo escrito desta tapeçaria encontra-se num inventário de 1476, logo, a ideia de que havia sido encomendada para ser lá exposta sempre foi a explicação mais simples, considera o autor do estudo, Christopher Norton, historiador de arte da Universidade de York, em Inglaterra.

“Essa proposição geral pode agora ser corroborada pela evidência específica de que a estrutura física e narrativa da tapeçaria está perfeitamente adaptada para se adequar à nave (litúrgica) da catedral”, afirmou o investigador num comunicado.

Tecnicamente, a Tapeçaria de Bayeux não é uma tapeçaria, uma vez que o seu desenho foi bordado sobre o linho e não no tecido. De acordo com o Museu Bayeux, a tapeçaria foi provavelmente encomendada pelo Bispo Odo, meio-irmão de Guilherme I, o Conquistador, líder normando que conquistou Inglaterra e ganhou a coroa em 1066.

As proezas de Guilherme I estão representadas na tapeçaria, que conclui com o momento decisivo deste conflito: a Batalha de Hastings. Ninguém sabe exatamente quem fez o bordado, mas os investigadores concluem que provavelmente foi feito em Inglaterra e por mulheres, uma vez que esta era uma ocupação maioritariamente feminina naquela época.

Norton usou medidas da atual Catedral de Bayeux, combinadas com registos históricos de como seria a nave quando foi construída, há mais de mil anos, e comparou as dimensões com o tamanho da tapeçaria, tendo em consideração o possível encolhimento do material e as secções ausentes. O historiador descobriu que a tapeçaria se encaixaria nas paredes norte, oeste e sul da nave.

Recorde-se que o Presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu emprestar a Tapeçaria de Bayeux ao Reino Unido, em 2022 ou 2023, se a tapeçaria estiver em boas condições para viajar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …